A Max mudou a data de estreia de O Lado Sombrio da TV Infantil, documentário bombástico que revela os bastidores podres de séries famosas da Nickelodeon. O lançamento foi antecipado para 13 de abril (próximo sábado); a data anterior era 16 de abril. A produção é original do canal americano Investigation Discovery (ID) e deu o que falar nos Estados Unidos.
Composto de quatro episódios (mais um bônus), o documentário tem como foco produções criadas por Dan Schneider. Entre os anos 1990 e 2000, ele era considerado o showrunner mais importante de séries voltadas ao público adolescente, assinando inúmeros sucessos como Zoey 101, Drake & Josh, iCarly, Sam & Cat, Victorious e mais.
O Lado Sombrio da TV Infantil desvenda um ambiente repleto de alegações de abuso, sexismo, racismo e comportamentos inadequados com estrelas menores de idade e equipe. Recentemente, Schneider recebeu acusações sobre hipersexualizar de propósito atrizes adolescentes, seja incentivando-as a usarem roupas curtas ou criando cenas com segundas intenções, imitando atos eróticos.
É apresentado um acesso inédito a relatos das principais figuras que participaram de programas de Schneider na Nickelodeon, incluindo atores e profissionais dos bastidores. Ganham destaque relatos emocionais e exclusivos, incluindo histórias apontando a presença de predadores infantis nos sets de gravação.
As entrevistas, complementadas com imagens de arquivo (algumas das quais nunca foram exibidas), cenas dos programas e comentários das redes sociais, buscam contextualizar e ressignificar muitos momentos dentro dessas séries que podem ter parecido sem sentido, inocentes até, quando foram ao ar pela primeira vez, mas que agora ganham uma nova interpretação.
Confira a cobertura do Diário de Séries sobre o documentário O Lado Sombrio da TV Infantil:
Compilação de cenas com teor sexual em séries da Nick inspirou documentário
Dan Schneider nega que hipersexualizava atrizes mirins em séries da Nick
A música que Drake Bell fez, aos 15 anos, sobre ser vítima de abuso sexual
Piadas impróprias devem ser cortadas de séries da Nick, diz Dan Schneider
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br