#EMMYTÃOBRANCO

O tabu de 42 anos que deve ser quebrado no Emmy de 2023

A responsabilidade está com Quinta Brunson, protagonista de Abbott Elementary
DIVULGAÇÃO/ABC
Quinta Brunson na 2ª temporada de Abbott Elementary
Quinta Brunson na 2ª temporada de Abbott Elementary

O Emmy de 2023 tem tudo para ser histórico, ao menos em uma categoria. Protagonista de Abbott Elementary (Star+), Quinta Brunson é a favoritaça para levar a estatueta de melhor atriz de comédia. Conquistando o prêmio, será a quebra de um tabu: a última comediante preta a ganhar essa categoria foi Isabel Sanford, por The Jeffersons, há 42 anos.

A vitória de Quinta Brunson é praticamente certa. A glória teria o simbolismo de mostrar como o Emmy, similar a outras premiações, não apenas cede pouco espaço para artistas não brancos, mas sequer os premiam quando são indicados.

Desde 1966 o Emmy celebra as melhores atrizes protagonistas de comédia. De lá para cá, só sete mulheres pretas foram indicadas: Diahann Carroll (pela sitcom Julia), Isabel Sanford (The Jeffersons, vencedora), Nell Carter (Gimme a Break!), Phylicia Rashad (The Cosby Show), Tracee Ellis Ross (Blackish), Issa Rae (Insecure) e a própria Quinta, no ano passado.

Isabel Sanford com Emmy ganho por The Jeffersons
Isabel Sanford com Emmy ganho por The Jeffersons

Merecedora de Emmy pelo seu trabalho hilário em Abbott Elementary, interpretando a otimista professora da segunda série Janine Teagues, Quinta Brunson é cotada como favorita disparada apenas por causa da ausência de Jean Smart, supervalorizada atriz protagonista de Hacks

Jean, que arrebatou as duas últimas estatuetas da categoria, seria a líder na disputa apenas pelo peso de seu nome, não necessariamente pela qualidade apresentada na comédia da HBO, que não teve nova temporada lançada dentro do período de elegibilidade para o Emmy deste ano.

Injustiças foram feitas ao longo do tempo contra atrizes pretas em séries de comédia. Agora, a Academia de Televisão, organizadora do Oscar da TV, tem a chance óbvia de corrigir isso.

E, além de premiar Quinta, pode reforçar tal comprometimento com a indicação de Kerry Washington por Fora da Prisão, papel no qual a atriz ex-Scandal está ótima; Kerry já disputou o Emmy representando drama, telefilme e minissérie.

Considerando cinco vagas abertas na categoria de melhor atriz de comédia, tirando a reservada para Quinta Brunson, Kerry não terá jornada fácil até a almejada indicação. Estão de olho nomes do nível de Natasha Lyonne (Poker Face), Rachel Brosnahan (The Marvelous Mrs. Maisel), Christina Applegate (Disque Amiga Para Matar) e Elle Fanning (The Great).

Abbott Elementary caminha para realizar outro feito histórico. São grandes as chances de a comédia ter três atrizes vencedoras de Emmy na mesma edição, todas pretas. Na briga entre as coadjuvantes, Sheryl Lee Ralph e Janelle James são as concorrentes líderes, com Hannah Waddingham (Ted Lasso) e Alex Borstein (The Marvelous Mrs. Maisel) correndo por fora.

Entre as atrizes convidadas, Taraji P. Henson está na frente, ela que interpreta a mãe de Janine. 

A lista dos indicados ao Emmy sai em 12 de julho. Os vencedores serão conhecidos na cerimônia programada para 18 de setembro.


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross