CRÍTICA

Kerry Washington libera lado cômico na deliciosa (e imperdível) Fora da Prisão

Comédia dramática refinada está disponível no Star+
DIVULGAÇÃO/HULU
Kerry Washington em cena de Fora da Prisão
Kerry Washington em cena de Fora da Prisão

A atriz Kerry Washington entregou uma performance surpreendente em Fora da Prisão, deliciosa e imperdível comédia disponível no Star+. Mais conhecida por papéis dramáticos, a eterna Olivia Pope liberou todo o seu lado cômico na trama em que interpreta uma terapeuta, especializada em relacionamentos, que precisa lidar com o pai liberto da prisão após 17 anos atrás das grades.

Em Fora da Prisão, Kerry Washington vive uma personagem que faz algo bastante comum: usa o sarcasmo e humor para maquiar dores da alma e sobrepor a insegurança. A terapeuta Paige Alexander (Kerry) é uma profissional renomada, famosa no Instagram por dar dicas diversas sobre relacionamentos, seja para famílias ou casais.

Ela brinca com situações cotidianas e usa da ironia em seus conselhos, armas que aplica quando não tem outra saída a não ser abrir as portas de casa para Edwin (Delroy Lindo), pai ex-presidiário que não tem uma boa relação com a filha, resultado de negligências na criação e abandono.

Para driblar o desconforto, Paige não hesita em jogar na mesa a carta do humor. A tática em certas circunstâncias funciona, mas chega uma hora que a mágoa vence e toma a superfície. Fora da Prisão faz muito bem esse balanço entre comédia e drama, combinação personificada no papel encarnado por Kerry Washington.

A atuação afiada dela contrasta com trabalhos recentes, carregados de dramaticidade. Em Scandal, a atriz foi alçada à fama mundial defendendo a implacável personagem Olivia Pope, criada por Shonda Rhimes, a rainha do drama na TV. Ali era tensão na veia, símbolo do mundo político no qual estava inserida.

Foram duas indicações ao Emmy de melhor atriz dramática por Scandal (2013 e 2014). Kerry concorreu outras duas vezes como atriz no Oscar da TV, sempre em papéis dramáticos, seja pelo telefilme Confirmation (2016) ou pela minissérie Little Fires Everywhere (2020).

É de se considerar uma possível indicação ao Emmy deste ano por Fora da Prisão, entre as atrizes protagonistas de comédia. Entretanto, a concorrência é grande e acirrada para que uma “novata” entre na disputa. 

Nomes como Quinta Brunson (Abbott Elementary), Christina Applegate (Disque Amiga Para Matar), Rachel Brosnahan (The Marvelous Mrs. Maisel) e Natasha Lyonne (Poker Face) lideram o páreo, onde Kerry é a zebra que pode surpreender correndo por fora, ao menos beliscando uma indicação.

Fora da Prisão, inspirada em história real

A história contada em Fora da Prisão é levemente inspirada em fatos reais retirados da vida de Tracy McMillan, criadora da comédia. Muito da experiência de infância e juventude dela, convivendo com um pai ex-detento, foi adaptada na série. Roteirista, Tracy é autora de livros sobre relacionamentos.

Ela tem experiência em Hollywood, assinando roteiros de atrações tipo The United States of Tara e Os Fugitivos. Ela ganhou um prêmio no WGA Awards, cerimônia dos roteiristas hollywoodianos, pelo trabalho no aclamado drama Mad Men.

Fora da Prisão aborda cenários que cerca de 80 milhões de famílias, nos Estados Unidos, vivem. Qual a melhor maneira de se relacionar com um parente que, por qualquer que seja o motivo, passou anos e anos preso? Qual o limite do perdão e do esquecimento de mágoas do passado? Trata também da oferta de novas chances de ressocialização, assim como a problemática do ex-presidiário na luta por um emprego, buscando ficar distante da vida marginal.


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross