ANÁLISE

No Emmy, briga de A Casa do Dragão é com The White Lotus, não The Last of Us

Produções da HBO dominam plenamente a categoria de melhor drama
DIVULGAÇÃO/HBO
Aubrey Plaza na 2ª temporada de The White Lotus
Aubrey Plaza na 2ª temporada de The White Lotus

A corrida pela estatueta de melhor drama no Emmy ganhou mais uma competidora. Encerrada no último domingo (12), a primeira temporada de The Last of Us insere a série apocalíptica como candidata ao principal prêmio do Oscar da TV deste ano. Entretanto, ela não entregou o suficiente para superar A Casa do Dragão, o alvo a ser batido. A maior ameaça para o spin-off de Game of Thrones é outra produção da HBO.

Atual detentora do prêmio de melhor minissérie no Emmy, The White Lotus teve de mudar de categoria, por questões de regulamento. Assim, a série arrebatadora entra na cerimônia deste ano como drama, indo para a cabeça da disputa.

O cenário neste momento apresenta a A Casa do Dragão e The White Lotus lutando passo a passo para ficar na frente dessa corrida. Quem pode deixar ambas para trás é Succession, que no próximo dia 26 vem com a quarta temporada; a atração ganhou duas estatuetas de melhor drama, é a atual vencedora da categoria.

É preciso cautela e esperar o que Succession tem para mostrar na que será sua última temporada. A expectativa é que, se ao menos fizer aquele bom arroz com feijão, mantendo o nível das temporadas anteriores, a série pode receber o rótulo de grande favorita.

Paddy Considine com Milly Alcock em A Casa do Dragão
Paddy Considine com Milly Alcock em A Casa do Dragão

Dilema da HBO

Você percebeu, né? Todas as quatro séries citadas acima são da HBO. O canal terá de fazer campanha para as quatro, logicamente, mas umas serão preteridas a favor de outras. A questão é escolher quais vão receber mais atenção.

The Last of Us mostrou que tem uma produção bem acabada, com dois protagonistas (Pedro Pascal e Bella Ramsey) quase perfeitos; Bella, provavelmente, será indicada como melhor atriz de drama. Mas nesse exercício comparativo, a série fica atrás em alguns quesitos, principalmente se tratando de roteiro.

A popularidade de The Last of Us chegou nas alturas, batendo recordes de audiência na HBO e movimentando conversas na internet e offline. Parece que faz muito tempo, mas em agosto do ano passado a A Casa do Dragão provocou efeito maior, é bom lembrar.

O filhote de GoT tem um conjunto da obra melhor, reconhecido pelo Globo de Ouro, dando à série o troféu de melhor drama na edição deste ano. No geral, A Casa do Dragão é uma série mais bem finalizada do que The Last of Us. 

Os pontos negativos que acendem o sinal amarelo para a série dos dragões são: ter sido esnobada na premiação do sindicato dos atores, que valoriza a atuação, e concluir o circuito de premiações técnicas com apenas uma vitória, de melhor figurino de série de fantasia, no CDGA Awards.

Enquanto isso, The White Lotus acumulou conquistas, seja como drama ou minissérie, pela segunda temporada. Se concorresse ao Emmy deste ano como minissérie, seria a franca favorita em quase todas as categorias. Entre os dramas, a folga não é tanta assim, mas tem poder suficiente para sonhar com as principais estatuetas (com destaque para atuação). Ainda por cima, mostrou como uma narrativa deve ser montada.

A partir de agora é esperar o que Succession vai entregar para atualizar a previsão da corrida de melhor drama no Emmy de 2023. Das séries que ainda vão estrear até 31 de maio, fim do período de elegibilidade para a premiação deste ano, apenas Yellowjackets merece uma atenção extra. Porém, somente se vier com uma segunda temporada acima da média. 

Caso contrário, o Emmy de melhor drama será a premiação para escolher qual a melhor série da HBO da atualidade.


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross