BALANÇO

A Casa do Dragão fecha circuito de premiações técnicas com desempenho ruim

Spin-off de Game of Thrones só conquistou um troféu (de sete indicações)
DIVULGAÇÃO/HBO
Emily Carey na 1ª temporada de A Casa do Dragão
Emily Carey na 1ª temporada de A Casa do Dragão

O circuito de premiações técnicas da temporada 2022-2023 fechou com A Casa do Dragão entregando uma performance decepcionante. Das sete indicações que recebeu (seis categorias), o drama da HBO só obteve uma vitória: melhor figurino de série de fantasia, no CDGA Awards. Enquanto isso, a maior rival nesse terreno, Os Anéis de Poder, conquistou três vitórias.

No geral, A Casa do Dragão tem se mostrado mais forte em outros tipos de disputa, como conjunto da obra. Por sua vez, Os Anéis de Poder tem favoritismo nas categorias técnicas, tipo efeitos visuais e etc.

Vencedora do Globo de Ouro de melhor drama, A Casa do Dragão perdeu os prêmios de melhor fotografia (para The Marvelous Mrs. Maisel), direção de arte (para Os Anéis de Poder), melhor maquiagem em série de época (para Pam & Tommy), melhor efeito visual em um episódio (para Os Anéis de Poder) e melhor efeito de simulação (para Os Anéis de Poder).

Os Anéis de Poder, prelúdio de O Senhor dos Anéis produzido pelo Prime Video, largou e cruzou a linha de chegada do circuito de premiações na liderança: foram 12 indicações e três vitórias, todas em cima de A Casa do Dragão.

Entre as derrotas mais sentidas do drama fantasioso do anel estão: trilha sonora (perdeu para The White Lotus), fotografia (The Marvelous Mrs. Maisel venceu) e edição de som (superada por Stranger Things em duas categorias).

Jenna Ortega na série Wandinha
Jenna Ortega na série Wandinha

Outros destaques

O circuito de premiações técnicas proporcionou alguns momentos dignos de registro. O figurino de Wandinha, com a cor preta dominante, venceu os guarda-roupas coloridos e estilosos de Emily em Paris e Euphoria no Oscar dos figurinistas (CDGA).

A sempre elogiada maquiagem de Euphoria, que já ganhou duas estatuetas do Emmy, venceu pela primeira vez o prêmio do sindicato. E Ruptura ganhou o troféu de melhor direção de arte. 

Estas foram as oito premiações técnicas levadas em consideração nesse levantamento do Diário de Séries: Society of Composers & Lyricists (trilha sonora), American Society of Cinematographers (fotografia), Art Directors Guild (direção de arte), Motion Picture Sound Editors (edição de som), Cinema Audio Society (mixagem de som), Make-Up Artists and Hair Stylists (maquiagem e penteado), Costume Designers (figurino) e Visual Effects Society (efeitos visuais).

Daqui para frente, antes de começar a campanha do Emmy de 2023, resta apenas mais um prêmio, o de melhor elenco (9 de março).

O período de elegibilidade do Oscar da TV deste ano, que começou em 1º de junho de 2022, encerra em 31 de maio. A votação dos integrantes da Academia de Televisão americana para a escolha dos indicados vai de 15 a 26 de junho. Os indicados serão conhecidos em 12 de julho.


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross