Enfim, nós, brasileiros, estamos a par de todo o universo expandido de The Walking Dead graças ao Prime Video que trouxe, mesmo com muito atraso, todos os spin-offs da franquia zumbi até então inéditos por aqui: Contos, Dead City, Daryl Dixon e The Ones Who Live. Com a atualização em dia, cabe a pergunta: o que vem por aí?
Leia no Diário de Séries: Saiba como assistir às séries The Walking Dead em ordem cronológica
Não tem como esconder que um crossover de qualquer natureza entre essas séries é possível. Mais épico seria uma reunião colossal com todos os sobreviventes reunidos novamente em uma mesma missão, tal qual a Marvel adora fazer em seu MCU, o Universo Cinematográfico da Marvel, como quando juntou o plantel inteiro de heróis no filme Ultimato (2019).
Sim, é bastante razoável uma minissérie zumbi, por exemplo, estilo Ultimato. Antes de projetar isso, vale analisar a situação de cada trama.
The Ones Who Live: Pelo menos oficialmente, está descartada qualquer continuação da minissérie. A narrativa não apenas reuniu o casal Michonne (Danai Gurira) e Rick (Andrew Lincoln), mas colocou o xerife de volta na comunidade de Alexandria, reencontrando a filha Judith (Cailey Fleming) e vendo pela primeira vez o filho RJ (Antony Azor). Uma conclusão feliz.
A trama não revelou em que ano se deu o ponto-final, mas teorias destrincham que pode ter sido por volta de 2023.
Daryl Dixon: É certo que a narrativa do galã do apocalipse zumbi se passa em 2023. Na confirmada segunda temporada, já vai ter uma minirreunião TWD, com Carol (Melissa McBride) unindo forças com seu grande amigo, Daryl (Norman Reedus), na Europa. Daí, o universo expandido zumbi pode colocar Rick na rota do também amigo Daryl, ou vice-versa.
Contos: Uma segunda temporada de Contos de The Walking Dead está em desenvolvimento, atração feita para apresentar, a cada episódio, uma história única sobre o apocalipse zumbi. Nessa nova encomenda, seria uma boa ter algo que conecte, com mais ênfase, alguns desses spin-offs que estão distantes no tempo e espaço.
Dead City: A segunda temporada está confirmada. Rick não sabe que seu grande antagonista, Negan (Jeffrey Dean Morgan), virou um anti-herói tão regenerado que até mesmo seus filhos, como a Judith, têm apreço pelo ex-vilão. Com certeza, uma reunião dos arquirrivais teria proporções gigantescas, ainda mais se ocorrer em Nova York. Detalhe: Dead City está bem no futuro, se passa em 2029. Nesse caso, Rick teria de dar, novamente, um salto no tempo.
Os caminhos, claramente, apontam para algum tipo de reunião entre os personagens que outrora estiveram juntos em The Walking Dead, mas que agora se separaram e ganharam séries próprias. Seria um desperdício se a equipe criativa da franquia zumbi deixasse passar a oportunidade de fazer uma minissérie do nível de Ultimato mais para frente.
Aos fãs, só resta aguardar para ver o que estão preparando nesse caldeirão de tramas.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz. email: contato@diariodeseries.com.br