Logo após lançar Orphan Black, o streaming gratuito Pluto TV aprontou das suas e soltou outra ótima novidade. Sob demanda, está disponível na plataforma a série Acusado (Accused), essencial para os fãs de dramas policiais e jurídicos. Como se colocasse o público no banco do júri, a narrativa visceral oferece ao telespectador a oportunidade de julgar acusados de crimes diversos, decretando se são culpados ou não.
Produção da rede americana Fox, Acusado estreou nos Estados Unidos em janeiro de 2023. A chegada ao Brasil foi no streaming pago Paramount+, em setembro; Paramount+ e Pluto TV fazem parte do mesmo conglomerado, o Paramount Global. A série foi realizada pelos estúdios da Sony e da nova Fox.
Leia no Diário de Séries: Os 5 melhores episódios de Acusado
A estrutura de Acusado
A dinâmica de Acusado é interessante. Bem no início de cada episódio (são 15, na primeira temporada), uma pessoa comum aparece no tribunal acusada de um crime. O público não sabe qual foi esse crime ou o motivo pelo qual aquela pessoa está sendo julgada. Então, pelo ponto de vista do réu, os acontecimentos são retratados até chegar na condenação ou absolvição.
Mas nada é tão fácil assim. Um trunfo do drama policial e jurídico é deixar tudo muito turvo. Nada ali é binário, branco no preto ou preto no branco. De repente, o espectador/jurado pode até se simpatizar com o acusado e, por mais que “vote” pela condenação, a atitude cometida por ele pode ser justificada.
Os episódios transitam nessa linha tênue, característica que faz a série ser empolgante. Isso funciona porque cada episódio encena uma história diferente da outra.
Quem já brincou de Detetive (o jogo de tabuleiro) ou games relacionados sabe que a chave do sucesso é desconfiar de todos. No caso de Acusado, vale duvidar de quem está apontando o dedo, de quem senta no banco dos réus, dos advogados, da polícia, do sistema…
Acusado está com a segunda temporada confirmada. Pelo fato de cada episódio narrar histórias diferentes, o elenco é extenso. A primeira leva teve as participações de Megan Boone (Lista Negra), Michael Chiklis (The Shield), Rachel Bilson (O.C.: Um Estranho no Paraíso), Malcolm-Jamal Warner (The Cosby Show), Abigail Breslin (Scream Queens), Julia Goldani Telles (The Affair), Betsy Brandt (Breaking Bad), entre outros.
Para usar a Pluto TV é bastante simples; além de não pagar nada nem precisa fazer login. É só acessar o site ou o aplicativo oficial em aparelhos celulares, tablets ou outros dispositivos conectados à internet, como smart TVs.
Siga o Diário de Séries no WhatsApp
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br