OUTROS TEMPOS

Atriz de Friends fala sobre viver ‘pai’ trans de Chandler: ‘Não me arrependo’

Esse debate encabeça lista dos momentos da sitcom que envelheceram mal
DIVULGAÇÃO/NBC
Kathleen Turner em cena de Friends
Kathleen Turner em cena de Friends

A atriz Kathleen Turner trouxe uma perspectiva importante a um dos debates de Friends que não cessa, sobre a escalação de uma mulher cisgênero para interpretar o “pai” trans de Chandler Bing (Mathew Perry). Em entrevista ao jornal londrino The Guardian, Kathleen resgatou como a escalação da personagem foi feita e contou se aceitaria, hoje, o papel.

Nunca foi considerado escolher uma pessoa trans ou uma drag queen para viver a personagem”, revelou a atriz. “E nunca passou pela minha cabeça que eu estava tomando o lugar de alguém”. Ao ser questionada sobre se aceitaria o mesmo papel agora, ela respondeu: “Provavelmente não. Mas certamente não me arrependo de tê-lo feito. Foi um desafio.”

Na lista de situações da narrativa de Friends que envelheceram mal, tudo o que gira em torno de Charles Bing (Kathleen Turner), “pai” de Chandler, está no topo. A começar pela forma como a personagem foi chamada. Segundo Marta Kauffman, uma das criadoras da sitcom, houve um erro sensível nessa abordagem.

No ano passado, em entrevista para um programa da BBC, Marta admitiu a falha. “Nós a chamávamos de o pai do Chandler, embora ela fosse obviamente uma pessoa trans. Os pronomes eram algo que nós ainda entendíamos [naquela época], então em nenhum momento nos referimos à personagem como ‘ela’. Isso foi um erro.”

Quando ainda era casado com Nora Tyler Bing (Morgan Fairchild), Charles assumiu ser gay e pediu o divórcio. Friends mostra a personagem como uma artista em Las Vegas, fazendo performances como drag queen, atendendo pelo nome de Helena Handbasket.

Embora na série todos se referem a Charles/Helena como pai de Chandler, Marta Kauffman confirmou que a personagem é uma mulher trans.


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross
error: Conteúdo protegido!