FLASHBACK

Há 20 anos, Friends venceu Emmy de melhor comédia; relembre os bastidores

Sitcom era o programa mais visto da TV dos EUA e corria risco de acabar
DIVULGAÇÃO/TELEVISION ACADEMY
Elenco de Friends em foto pós-Emmy de 2002
Elenco de Friends em foto pós-Emmy de 2002

O único Emmy de melhor comédia conquistado por Friends completa 20 anos. Em 22 de setembro de 2002, a sitcom favorita de muitos finalmente espantou o azar e levou para casa a estatueta tão almejada, pela oitava temporada. Naquela época, a série corria risco de chegar ao fim por causa da renovação de contrato do elenco. Em contrapartida, Friends era o programa líder de audiência da TV americana.

Até então, Friends acumulava quatro indicações na categoria de melhor comédia no Emmy (primeira, segunda, quinta e sexta temporadas). As derrotas vieram para Frasier, a sitcom dominante da vez, Ally McBeal e Will & Grace. Dentro desse contexto, a vitória de Friends foi tratada como surpresa por todos.

Outro fator que reforçou o espanto foi Friends ganhar o principal prêmio da noite para uma comédia sem sequer ter sido indicada nas categorias de direção e roteiro, algo totalmente fora do padrão; no todo, a série recebeu 11 indicações na 54ª edição do Oscar da TV. Também não era comum uma série receber o primeiro Emmy de melhor comédia ou drama tão tarde, mais perto do fim do que do começo.

A oitava temporada não foi acima da média, mas rendeu bastante. Começou com a dúvida sobre quem das três amigas (Phoebe, Monica e Rachel) estava grávida e terminou com Rachel (Jennifer Aniston) sendo cortejada por Ross (David Schwimmer) e Joey (Matt LeBlanc). Só o fato de ter sido a temporada que forçou o romance entre Joey e Rachel deixa essa leva abaixo de outras.

Porém, foi o palco para Jennifer Aniston brilhar. Ela ganhou o único Emmy da carreira, vencendo a categoria de melhor atriz de comédia; Sarah Jessica Parker (Sex and the City) e Debra Messing (Will & Grace) estavam entre as derrotadas.

Jennifer Aniston com David Schwimmer na 8ª temporada de Friends
Jennifer Aniston com David Schwimmer na 8ª temporada de Friends

Friends número 1 e na berlinda

Com exceção da primeira temporada, Friends sempre esteve entre os cinco programas mais vistos de toda a TV americana. A oitava temporada (2001-2002) foi especial porque a série alcançou o topo, única vez que isso aconteceu, com média de 24,5 milhões de telespectadores por episódio.

Apesar de estar em alta, havia dúvidas se a série iria retornar para a nona leva. As negociações foram intensas entre o elenco, estúdios Warner Bros. e a rede americana NBC. Somente na reta final da temporada o pacto foi firmado, que acabou virando um marco no mundo das séries, criando um novo parâmetro.

O sexteto (Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matthew Perry, Schwimmer, LeBlanc e Aniston) sentaram à mesa juntos, exigindo um contrato igual para todos. Após idas e vindas de propostas, o acordo fechado determinou salário de US$ 1 milhão por episódio para cada ator do elenco principal, que foi obedecido na nona e décima temporadas.

Essa negociação em conjunto do elenco fixo de Friends inspirou outras séries com múltiplos atores no núcleo da trama a fazerem o mesmo, buscando a igualdade. Isso se deu nas negociações feitas pelos elencos de The Big Bang Theory e Game of Thrones, por exemplo.

Veja o momento em que Friends recebeu o Emmy de melhor comédia da temporada 2001-2002:

Friends atualmente está disponível na HBO Max.

Os vencedores das principais categorias do Emmy deste ano serão conhecidos na próxima segunda-feira (12). O canal TNT irá exibir ao vivo a cerimônia, a partir das 21h.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross
error: Conteúdo protegido!