RECONHECIDO

Friends: Matthew Perry foi indicado ao Emmy na única temporada em que atuou sóbrio

Ator esteve na disputa do Oscar da TV em 2002
REPRODUÇÃO/NBC
Matthew Perry no episódio de Friends pelo qual foi indicado ao Emmy
Matthew Perry no episódio de Friends pelo qual foi indicado ao Emmy

O ator Matthew Perry tem um histórico de problemas com alcoolismo e vício em medicamentos, algo que publicamente aborda e será destrinchado em livro autobiográfico. A gravidade da situação era tanta que durante as dez temporadas de Friends, só em uma ele atuou sóbrio. E veio dessa leva a única indicação que ele conseguiu ao Emmy, como melhor ator em série de comédia.

Matthew Perry falou sobre isso em entrevista à revista People, promovendo o livro Friends, Lovers and the Big Terrible Thing, programado para chegar às livrarias americanas em 1º de novembro. Ele comentou a relação entre a sobriedade e o reconhecimento da Academia de Televisão, um dos empurrões que o ajudaram a se livrar da dependência química.

O alcoolismo começou a tomar conta da vida de Perry cedo, aos 24 anos, justamente quando começou a trabalhar em Friends. “Naquela época eu até lidava melhor com aquilo”, relembrou. “Mas aos 34 anos comecei a me envolver em muitas enrascadas.”

“Contudo, tive alguns períodos de sobriedade naqueles anos”, continuou. “A oitava temporada foi a única em que estive sóbrio do começo até o final. E adivinha por qual temporada eu fui indicado como melhor ator [no Emmy]? Eu pensei: ‘Isso deve ser o sinal de algo [positivo]’.”

Na 54ª edição do Emmy, realizada em 2002, Matthew Perry concorreu à estatueta de melhor ator em série de comédia pelo episódio The One Where Chandler Takes a Bath, o 13º da oitava temporada; perdeu a disputa para Ray Romano, de Everybody Loves Raymond.

Nesse capítulo, Chandler, o personagem de Matthew Perry, protagonizou uma cena hilária, entre as melhores de Friends, na qual está em uma banheira cheia de espuma e todos os amigos o veem ali, batendo papo dentro do banheiro e tirando sarro do colega.

Matthew Perry quase morreu

Na mesma entrevista para a People, Matthew Perry revelou que se livrou da morte por um triz. A combinação do alcoolismo com o vício em medicamentos deteriorou a saúde dele. O ponto mais crítico foi quando passou duas semanas em coma.

Ele falou o que aconteceu quando foi parar no hospital após sofrer uma perfuração gastrointestinal. O cólon dele simplesmente explodiu por causa do uso excessivo de opióides. Foram 14 dias em coma, cinco meses no hospital e uso de uma bolsa de colostomia durante nove meses.

Os médicos falaram para a minha família que eu tinha apenas 2% de chance de sobreviver”, contou à People. “Me colocaram em uma máquina que faz toda a respiração para você, abastecendo o coração e pulmões. As pessoas chamam a máquina de Ave Maria. Ninguém sobrevive a isso.”

Ele escapou dessa experiência horrível. Ao lembrar daquilo, veio uma contextualização. “Na noite em que entrei no hospital, eram eu e mais quatro pessoas entubadas naquele tipo de máquina. Quatro morreram e eu sobrevivi”, disse o ator. “A questão é: por quê? Por que eu fui o escolhido? Deve haver algum motivo para isso.”

Matthew Perry carrega no corpo as marcas dessa luta contra o vício; são 14 cirurgias só no estômago. Sem vergonha de admitir, ele revelou que já foi 15 vezes para clínicas de reabilitação ao longo dos anos. Hoje, contudo, as coisas estão melhores.

Eu estou bem saudável” compartilhou, feliz. Ele enumera os dias de sobriedade e usa uma recomendação para ficar longe das drogas. “Meu terapeuta me disse: ‘Na próxima vez que você pensar em usar Oxycontin [opióides], apenas lembre que usará uma bolsa de colostomia pelo resto da vida’. Daí, uma pequena janela abre e eu passo por ela. Não quero usar Oxycontin nunca mais”.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross
error: Conteúdo protegido!