MERCADO

Atrasado, brasileiro ainda não viu 4 séries de sucesso da TV americana

Night Court, Fire Country, East New York e Accused estão dando o que falar nos EUA
DIVULGAÇÃO/CBS/FOX/NBC
Cenas de East New York (à esq.), Accused, Night Court e Fire Country
Cenas de East New York (à esq.), Accused, Night Court e Fire Country

O mercado de séries no Brasil cochila… Os quatro grandes sucessos da TV aberta americana da temporada 2022-2023, entre as atrações novatas, ainda não estrearam em território tupiniquim. E não há qualquer anúncio de quando vão chegar (e onde). Na era dos streamings e dos lançamentos simultâneos, o brasileiro paga o preço da soneca das plataformas.

A comédia Night Court (rede NBC), a série com bombeiros Fire Country (CBS), o drama policial East New York (ABC) e a atração jurídica e criminal Accused (Fox) estão bombando na audiência nos Estados Unidos. O quarteto lidera rankings do ibope e move a conversa sobre como a TV aberta americana, fonte de séries exportadas para o mundo todo, pode continuar relevante em um cenário que lhe é desfavorável.

Night Court é a série novata líder de audiência entre o público adulto (18-49 anos, faixa mais importante para o mercado publicitário). Continuação da comédia homônima exibida entre 1984 e 1992, a sitcom jurídica tem Melissa Rauch, a Bernadette de The Big Bang Theory, na pele de uma juíza que chefia o excêntrico turno noturno da Corte Criminal de Manhattan, em Nova York.

O lançamento de Night Court foi em janeiro. Com 7,55 milhões de telespectadores, o primeiro episódio foi a melhor estreia de uma comédia na NBC desde o revival de Will & Grace, há cinco anos, além de ser a melhor estreia de uma comédia em qualquer rede desde The Conners (ABC, 2018). A sitcom já está com a segunda temporada confirmada.

No ranking geral, Fire Country é a série novata em primeiro lugar, com média de 6,13 milhões de telespectadores por episódio (à frente de Blue Bloods, FBI: Internacional, Chicago P.D., entre outras). Também está com a segunda temporada confirmada.

A premissa de Fire Country é bem fora da caixinha. Um homem condenado à prisão entra para uma equipe de bombeiros, no Estado da Califórnia, com o intuito de trabalhar e reduzir a pena. Tem um estilo tipo Chicago Fire e Station 19, só que os incêndios combatidos aqui são enormes e descontrolados, em florestas e grandes áreas abertas, emulando as chamas que atingem de verdade a Califórnia e vistas nos noticiários recorrentemente.

Assim como bombeiros, séries com policiais sempre tendem a funcionar. No caso, East New York chegou com uma proposta moderna para fugir do padrão visto em tantas outras atrações. Deu certo: é a segunda série novata mais vista da temporada.

O tema central de East New York é uma reforma no tipo de trabalho feito pela polícia, mais humanizado e menos violento, consequência da onda de protestos que tomaram conta dos EUA após o assassinato de George Floyd. O público está gostando dessa abordagem.

Já Accused, vice-líder de audiência entre o público adulto, mistura os gêneros jurídico e criminal. Cada episódio conta uma história diferente, com uma pessoa sentada no banco dos réus acusada (como diz o título da série) de algum crime.

O que a série tem de atraente é a forma como a trama é desenrolada. O público vai conhecer a história da pessoa acusada, que pode ser vítima de um processo judicial viciado ou culpado mesmo por determinado crime. As reviravoltas deixam o público aflito com o que vai acontecer em seguida, analisando se tal sujeito é mesmo culpado ou não.

Night Court é distribuída pela Warner Bros. Television (o lar natural dela seria a HBO Max); o mesmo acontece com East New York. Fire Country é da Paramount (poderia ser da Paramount+). E Accused é da Sony, estúdio independente sem nenhum streaming próprio, mas com os canais Sony e AXN à disposição.


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross