PÉ NO CHÃO

Análise: Wandinha é a única surpresa de um Globo de Ouro coerente

Outras séries mereciam ocupar o lugar do hit da Netflix entre as melhores comédias
REPRODUÇÃO/NETFLIX
Jenna Ortega sorri em episódio de Wandinha
Jenna Ortega sorri em episódio de Wandinha

A lista de séries e atores indicados ao Globo de Ouro de 2023 prova que a premiação, criticada por ser uma desconexa caixinha de surpresas, busca ser cada vez mais coerente. A única surpresa real da vez é Wandinha, sensação da Netflix que vai concorrer ao troféu de melhor comédia. De resto, tudo está dentro de uma lógica aceitável e condizente com o atual cenário das grandes produções.

Historicamente, o Globo de Ouro tem a fama de lembrar de séries aleatórias quando o assunto é circuito de premiações. Recentemente, por exemplo, a cerimônia colocou no grupo de indicadas a melhor drama atrações como Lupin (2022), Ratched (2021) e Bodyguard (2019). Entre as comédias já brigaram The Politician (2020) e Kidding (2019).

Isso quando a premiação não dá os principais prêmios para surpresas. A lista é grande, contando com Glee, Mozart in the Jungle, The Affair… e por aí vai.

Agora, o Globo de Ouro adota uma linha mais crítica e equilibrada. Wandinha belisca essa vaga entre as comédias com o status de surpresa porque a série, tecnicamente, não é boa. Fora que há outras tantas melhores, como Reboot, Barry e The Marvelous Mrs. Maisel, citando algumas que não foram lembradas e mereciam entrar na disputa.

Devido à ficha corrida, esse é apenas um pormenor. O Globo de Ouro de 2023 promete ser bem interessante porque são poucos os favoritos disparados nas categorias de séries. A característica do formato, de só ter cinco vagas em cada categoria, deixa tudo mais acirrado.

A Casa do Dragão larga na frente como melhor drama, mas não é uma dianteira com tanta folga assim, pois Ruptura e Better Call Saul podem ser vistos no retrovisor. Por ser a série mais indicada entre todas, a comédia Abbott Elementary tem o selo de favorita, mas O Urso e Only Murders in the Building são ameaças reais.

No pequeno grupo dos favoritaços está The White Lotus: Sicília. Dificilmente a atração não ficará com o troféu de melhor minissérie.

Entre as categorias de atuação, chama a atenção três lembranças para o elenco de The Crown, que foi ignorado pelo Critics Choice Awards. O trio Imelda Staunton (melhor atriz de drama), Elizabeth Debicki (atriz coadjuvante de drama ou comédia) e Jonathan Pryce (ator coadjuvante de drama ou comédia) está no páreo.

Seis vencedores do Emmy deste ano foram indicados ao Globo de Ouro e, naturalmente, desfrutam de leve favoritismo: Zendaya por Euphoria (melhor atriz de drama); Jean Smarts por Hacks (atriz de comédia); Amanda Seyfried por The Dropout (atriz de minissérie); Sheryl Lee Ralph (atriz coadjuvante de comédia ou drama), Julia Garner (atriz coadjuvante de comédia ou drama) e Jennifer Coolidge (atriz coadjuvante de minissérie ou telefilme).

Clique aqui e veja todas as séries e atores indicados ao Globo de Ouro de 2023.


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross
error: Conteúdo protegido!