Nos minutos finais do último episódio de The Walking Dead, lançado no domingo (20), dois personagens queridos do público tiveram um retorno breve, mas bem importante. A série não poderia se despedir sem dar uma amostra de Rick Grimes (Andrew Lincoln) e Michonne (Danai Gurira), dupla protagonista de uma futura minissérie dentro da franquia zumbi. As cenas curtas deram dicas sobre o paradeiro deles.
Lembremos a derradeira vez em que vimos os dois: Rick foi capturado por Jadis (Pollyanna McIntosh) lá na nona temporada, levado em um helicóptero; Michonne deixou o grupo de sobreviventes na leva passada, a décima, partindo em uma missão aventureira para encontrar o marido.
[Atenção: spoilers a seguir]
Rick e Michonne aparecem sentados ao redor de uma fogueira, em localizações diferentes, escrevendo cartas em um diário durante as cenas finais de The Walking Dead (o diário é o mesmo, como o episódio revelou). Logo, as cenas com Rick são anteriores às de Michonne na linha do tempo da narrativa.
Rick aparece descalço, usando jeans e uma jaqueta com um símbolo (três círculos sobrepostos). Esse é o logo da Civic Republic, organização fortificada na área da cidade da Filadélfia. A história da Civic Republic foi contada em The Walking Dead: World Beyond. Pelo visto, Rick está em fuga, porém se rende ao ver um helicóptero se aproximar.
Antes disso, ele conseguiu jogar em um barco a mochila que tinha o tal diário e um aparelho celular. É a mesma mochila que Michonne acha e usa como pista para encontrar o xerife.
Vestindo uma armadura estilo samurai bem estilosa, a guerreira do apocalipse zumbi tem um cavalo como aliado e parte destemida em direção a um horda de zumbis gigantesca. Na minissérie, vai ser mostrado como ela se deparou com a armadura e com o cavalo.
Bastidores e curiosidades
Todas as cenas com Rick e Michonne foram gravadas em dois dias. A ideia de inseri-las no último episódio de The Walking Dead veio de Angela Kang, a showrunner. Serviu de preparação para a minissérie, atualizando o público sobre como estão os personagens e dando dicas do que vem pela frente.
Houve um trabalho em conjunto. Foi decidido que as aparições de Rick e Michonne seriam no final do episódio mesmo, sem ofuscar a narrativa principal. E foi Scott Gimple quem escreveu as cenas dos dois, ele que será o showrunner da minissérie sobre o casal. O tema central foi mostrar como Rick e Michonne, de alguma forma, estão emocionalmente conectados.
A frase “somos nós que vivemos”, várias vezes repetida nessas cenas derradeiras, foi dita pela primeira vez por Rick lá na quinta temporada. Ele falou a mesma frase em outras oportunidades, inclusive para Michonne. O objetivo foi passar uma mensagem de triunfo nesse resgate da fala.
Sobre a localidade de Rick, fãs de The Walking Dead já decifraram graças às imagens promocionais do que seria o filme sobre o xerife (a produção virou a minissérie com Michonne).
No final de The Walking Dead, Rick aparece de frente a um rio, com prédios de uma cidade ao fundo, enquanto o helicóptero vem pegá-lo. A cidade é Filadélfia, onde a Civic Republic está situada.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br