Embalada com o devido reconhecimento no Emmy de 2024, Slow Horses chega em alta com a quarta temporada, lançada nesta quarta-feira (4), no Apple TV+. O drama de espionagem britânico baseado em uma coleção de livros chamada de Slough House, escrita por Mick Herron, pavimenta uma estadia duradoura no streaming da maçã. No mínimo, a projeção aponta nove temporadas.
Até agora, Slow Horses tem seguido direitinho a ordem da saga Slough House. Cada temporada adapta um livro da coleção. Assim, essa quarta leva traz as histórias contadas no volume Spook Street, o quarto.
Oito livros formam a coleção Slough House, com o nono sendo escrito agora por Herron. E existem cinco contos paralelos, além de um só focado na trajetória de Jackson Lamb, personagem de Gary Oldman. Showrunner de Slow Horses, Will Smith falou sobre essa possibilidade de a série ir longe, até a nona temporada.
“Sim, podemos chegar a esse ponto [da nona temporada]”, comentou em entrevista ao site The Hollywood Reporter. “Mas depende do que a Apple quer e qual é o apetite dela.”
O roteirista e produtor salientou que não quer deixar uma impressão maçante, mas sim aquela de o público querer mais e mais da série. “Existe um mundo rico para ser explorado.”
Um ponto positivo desse plano é que Gary Oldman, impecável na pele de Jackson Lamb, demonstrou querer viver o personagem até quando for preciso. Porém, revelou que, depois de aposentar o espião fedorento, ele próprio deve se aposentar, justificando a idade elevada.
“Não quero trabalhar como ator aos 80 anos. Ficaria muito feliz, honrado e me sentiria privilegiado em poder encerrar a carreira como Jackson Lamb. E depois me desligar”, disse para o jornal londrino The Times.
No Emmy de 2024, Slow Horses recebeu nove indicações, incluindo na categoria de melhor drama. As outras foram: ator protagonista (Oldman), ator coadjuvante (Jack Lowden), direção, roteiro, ator convidado (Jonathan Pryce), escalação de elenco, edição e composição musical. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br