O canal Sony lança no Brasil, em primeira mão, a 20ª temporada de Grey’s Anatomy na terça-feira (16), às 22h. Com sua temporada mais curta desde a estreia, em 2005, com apenas dez episódios, o drama médico conta com uma nova comandante no processo criativo, tem o retorno de Arizona (Jessica Capshaw) e uma atriz brasileira no centro de um episódio com identidade verde e amarela.
Confira cinco destaques da 20ª temporada de Grey’s Anatomy:
Nova showrunner
A roteirista Meg Marinis entra no lugar de Krista Vernoff como a showrunner da série, aquela pessoa responsável pela direção criativa da história; Krista estava no cargo desde a 14ª temporada (2017). Ao tomar as rédeas da narrativa, Meg optou por apertar o botão do reset, fazendo que o drama médico “volte ao básico, uma Grey’s Anatomy como os fãs gostam.”
Meg Marinis é cria de Grey’s Anatomy. Ela trabalha nos bastidores da atração desde 2006, dando os primeiros passos como assistente e passando também pelo departamento de pesquisa. Virou roteirista e produtora antes de assumir a função de showrunner. Meg escreveu mais de 25 episódios de Grey’s.

Substituta de Alex Karev
Há quatro anos que Grey’s Anatomy procurava substituir Alex Karev. Desde a saída do personagem interpretado por Justin Chambers, em 2020 (16ª temporada), o hospital Grey Sloan Memorial não conseguiu firmar um(a) médico(a) no cargo de chefe do setor de pediatria. Agora, na 20ª temporada, o drama médico fez nova aposta para preencher esse vazio.
A nova leva de episódios apresenta a médica Monica Beltran, vivida por Natalie Morales (Disque Amiga Para Matar, The Morning Show). Cirurgiã pediátrica, ela chega para ser testada nesse cargo. Se cair no gosto do público e provar que tem química com outros personagens, deve ficar durante bastante tempo em Grey’s, então assumindo o posto da chefia do setor de pediatria.
Volta de Arizona
Uma das personagens mais queridas da história da série, Arizona Robbins (Jessica Capshaw) voltou a pisar no Grey Sloan Memorial para uma ocasião especial. A pediatra foi chamada para cuidar de um caso de uma grávida, cujo bebê tem uma anormalidade no cérebro. O episódio em que ela aparece é o quarto.
Jessica é uma das atrizes que mais tempo atuou em Grey’s Anatomy, da quinta até a 14ª temporada. Sua saída, decretada em 2018, causou comoção nos fãs, demitida da série junto com Sarah Drew, a April Kepner. A ruptura fez parte de uma reestruturação na narrativa da atração, contando também com reajustes no orçamento.
Dentro da história, Arizona deixou Seattle e foi morar em Nova York para que sua filha, Sophia, pudesse ficar mais perto de sua outra mãe, a médica Callie Torres (Sara Ramirez). Arizona foi uma das primeiras personagens lésbicas a ter destaque em uma atração no horário nobre da TV americana.
Bianca Comparato
A atriz Bianca Comparato, conhecida pelo protagonismo em 3% (Netflix), estreou na TV americana no terceiro episódio da 20ª temporada de Grey’s Anatomy. Ela interpretou Maria Flor, mãe católica que levou a filha para o hospital em busca de uma solução para um problema no cérebro da menina.
O capítulo contou com dedo brasileiro na elaboração do roteiro, assinado pelo paulista Beto Skubs, em parceria com Mark Driscoll. A personagem Maria é brasileira e carrega vários traços de brasilidade, como podem ser vistos ao longo do episódio.
Duas despedidas
O fã da série precisa se preparar para duas despedidas: Jake Borelli e Midori Francis.
Jake vai aparecer na próxima leva, a 21ª, apenas para concluir adequadamente a história de seu personagem, o cirurgião residente Levi Schmitt. Borelli tem lugar certo na história de Grey’s por fazer parte do primeiro romance (e primeiro beijo) gay entre médicos. O ator entrou na série em 2017 e fez parte do elenco fixo desde a temporada 16; ele apareceu em mais de 120 episódios.
Midori está em uma situação semelhante, com a temporada seguinte servindo apenas para amarrar a despedida de sua personagem, a estagiária elétrica Mika Yasuda. O acordo de saída dela foi amigável, pois busca novas oportunidades na carreira após assinar com uma grande agência de talentos hollywoodiana, a WME.

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br