LUTO

Morre Matthew Perry aos 54 anos; vida de ex-Friends foi de superação

Eterno Chandler Bing, ator deixou obra autobiográfica na qual abriu o coração
DIVULGAÇÃO/NBC
Matthew Perry como Chandler Bing em foto promocional de Friends
Matthew Perry como Chandler Bing em foto promocional de Friends

O ator Matthew Perry morreu aos 54 anos, neste sábado (28). Segundo informações coletadas pelo site TMZ e jornal Los Angeles Times com a polícia de Los Angeles, agentes foram chamados para atender uma ocorrência em uma casa nos arredores da cidade californiana, no meio da tarde. Perry foi encontrado morto dentro de uma jacuzzi, na própria residência. Segundo socorristas, não foi visto sinais de drogas no local, e em um primeiro instante foi descartado qualquer ato ilegal. A causa da morte pode ter sido afogamento acidental.

Nepo baby, filho do ator John Bennett Perry e da renomada jornalista canadense Suzanne Marie Langford, Matthew Perry é mais conhecido pela sua atuação na sitcom Friends (1994-2004), na qual interpretou o sarcástico Chandler Bing, um dos personagens mais amados dos fãs.

Sua carreira, mesmo na época de Friends, foi marcada por problemas longe das câmeras, permeada por vícios, descuidos com a saúde e quase morte. No auge, enquanto desfrutava a fama, ele foi dominado por todo tipo de química.

Ele deixou uma obra biográfica em que foi sincero ao extremo ao relatar as dificuldades que passou: Amigos, Amores e Aquela Coisa Terrível, livro lançado no Brasil, em janeiro deste ano, pela editora BestSeller.

Você pode usar meu peso como termômetro para traçar a trajetória dos meus vícios [em Friends]”, escreveu. “Quando eu estava gordo, era o álcool. Quando eu estava magro, eram as pílulas [medicamentos]. Quando eu usava um cavanhaque, eram muitas pílulas.”

Durante a terceira temporada de Friends, o intérprete de Chandler Bing chegou a tomar 55 comprimidos de Vicodin [da classe dos opioides] por dia. O menor peso dele ao longo da comédia bateu em 58 kg e o máximo, 102 kg.

Como consequência desses vícios, Matthew Perry percebeu que, aos 49 anos, passou mais da metade da vida em clínicas de reabilitação. Ele calculou que gastou mais de US$ 9 milhões (R$ 48 milhões) tentando ficar sóbrio.

Em breves períodos, durante as gravações de Friends, ele conseguiu controlar a dependência química. E justamente nesse espaço de tempo, na oitava temporada, ele disse que teve a melhor fase na atração. Coincidência ou não, foi nessa temporada que recebeu uma indicação ao Emmy de melhor ator em série de comédia.

Contudo, o vício vencia na maioria das vezes. A saúde de Perry ficou debilitada que em certa ocasião perdeu vários dentes após uma simples mordida em um pão de forma.

Quando ele fez a conta de quanto gastou com tratamentos, foi bem no momento em que escapou da morte por milagre. Depois de sofrer uma perfuração gastrointestinal, foi parar no hospital. O cólon dele simplesmente explodiu por causa do uso excessivo de opioides. Foram duas semanas em coma, cinco meses em um leito e uso de uma bolsa de colostomia durante nove meses.

Matthew Perry carregava no corpo as marcas dessa luta contra o vício; foram 14 cirurgias só no estômago. Durante entrevistas promovendo o lançamento do livro, o ator afirmava que estava bem, saudável e livre dos vícios.

Matthew Perry na TV pós-Friends

Diferentemente de todos os seus outros colegas de Friends, Matthew Perry foi o único a não conseguir emplacar uma jornada minimamente bem-sucedida no mundo das séries após o fim da sitcom. Durante muito tempo, chegou a ter fama de pé-frio, pois sempre embarcava, como protagonista. em projetos que culminaram em cancelamentos.

Foi assim em Mr. Sunshine (2011), Go On (2012–2013) e The Odd Couple (2015–2017).

Seu papel pós-Chandler Bing de maior destaque, elogiado pela mídia especializada, foi na franquia The Good Wife, drama jurídico no qual aparecia como apoio à trama principal vivendo um advogado chamado de Mike Kresteva.


Siga o Diário de Séries no WhatsApp

Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross