VOTAÇÃO

Vitórias no circuito de premiações turbinam 5 séries para o Emmy de 2023

Conquistas em prêmios anteriores fortalecem atrações para o Oscar da TV
DIVULGAÇÃO/ABC/PRIME VIDEO/HULU
Abbott Elementary (à esq.), Os Anéis de Poder e O Urso; séries fortes
Abbott Elementary (à esq.), Os Anéis de Poder e O Urso; séries fortes

O Emmy de 2023 entra em uma etapa decisiva nesta semana. De 15 a 26 de junho, os votantes da Academia de Televisão americana, organizadora da festa, vão escolher os indicados à edição de número 75. Depois de boas performances no circuito de premiações, cinco séries estão turbinadas e saem na frente da concorrência, com possibilidade de acumular indicações.

O Diário de Séries destaca as comédias e dramas que foram muito bem em premiações como Globo de Ouro, Critics Choice e aquelas realizadas por sindicatos, a maioria dedicada a quesitos técnicos (os indicados saem em 12 de julho). Confira: 

Abbott Elementary

A comédia Abbott Elementary (Star+) é a favorita para levar o Emmy de melhor comédia, ainda mais levando em conta a má fase de Ted Lasso, atual bicampeã da categoria. Abbott ganhou, neste ano, os prêmios de melhor comédia no Globo de Ouro e no Critics Choice, mirando assim a tríplice coroa.

No Critics, Sheryl Lee Ralph faturou a categoria melhor atriz coadjuvante (mesma conquista no Emmy do ano passado). No Globo de Ouro, Quinta Brunson (atriz de comédia) e Tyler James Williams (ator coadjuvante) ganharam troféus. E o elenco da sitcom foi premiado no SAG Awards, honra concedida pelo sindicato dos atores.

Dahmer

Alicerçada por atuações catárticas, a minissérie Dahmer: Um Canibal Americano (Netflix) tem uma favorita na categoria melhor atriz coadjuvante de minissérie: Niecy Nash; ela ganhou Globo de Ouro e Critics Choice. O protagonista Evan Peters também é um nome forte, com um Globo de Ouro na conta.

O Urso

Vai ser uma grande surpresa se Jeremy Allen White, estrela de O Urso (Star+), não ganhar o Emmy de melhor ator de comédia. Ele simplesmente venceu todas as principais premiações antes do Oscar da TV: Globo de Ouro, Critics Choice e SAG.

Vale ficar de olho em O Urso nos prêmios técnicos. A comédia levou para casa troféus conquistados no PGA (melhor produção) e WGA (roteiro).

Os Anéis de Poder

Série mais cara já feita em toda a história da TV, Os Anéis de Poder (Prime Video) não deve dar as caras nas principais categorias do Emmy. Por outro lado, o prelúdio de O Senhor dos Anéis tem tudo para dominar as categorias técnicas. Diferentemente de Citadel, outra produção cara da Amazon, aqui dá para ver claramente onde toda a dinheirama foi gasta.

Os Anéis de Poder conquistou três vitórias no circuito técnico, derrotando a rival A Casa do Dragão (HBO) de tabela em todas as disputas. A série venceu prêmios por direção de arte, efeito visual e efeito de simulação.

Vale registrar que o drama fantasioso teve algumas derrotas sentidas: trilha sonora (perdeu para The White Lotus), fotografia (The Marvelous Mrs. Maisel venceu) e edição de som (superada por Stranger Things em duas categorias).

The White Lotus

O drama/comédia da HBO vai sentir um baque no Emmy por ser obrigada a concorrer como drama ao invés de minissérie, onde teria mais chances de vitórias. Essa confusão de identidade de The White Lotus se deu no circuito de premiações: ganhou Globo de Ouro (como melhor minissérie) e SAG (melhor elenco de drama).

Mais pela popularidade do que pela qualidade de atuação, Jennifer Coolidge é nome quente chegando no Emmy. Assim como Jeremy Allen White de O Urso, ela ganhou prêmios individuais no Globo de Ouro, Critics Choice e SAG (atriz coadjuvante).


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross