Polêmica, conturbada, histórica… São vários os rótulos colados na quinta temporada de The Crown, que estreia quarta-feira (9) na Netflix, incluindo ser a pior leva de episódios de toda a série, de acordo com a crítica especializada. Nunca o drama de época sobre a trajetória de vida da rainha Elizabeth 2ª recebeu uma avaliação tão negativa, principalmente vinda da imprensa britânica, de pessoas que foram súditas da emblemática monarca.
No site Metacritic, que compila reviews de veículos da mídia de língua inglesa, a quinta temporada de The Crown recebeu a nota 68 (de 100), baixa para os padrões da série. Todas as outras quatro levas ficaram acima da nota 80, sendo a segunda a mais bem avaliada (87).
Embora o esculacho implacável tenha origem em terras britânicas, o site americano Variety destilou a crítica mais direta e taxativa. O veículo apontou que a “temporada sobre o divórcio de Diana é a mais fraca de todas”, afirmando ainda que The Crown “não tem nada mais a dizer [sobre a monarquia anglo-saxã]” e acabou se escorando em um “didatismo desagradável.”
O jornal londrino The Telegraph foi severo na análise, dando duas estrelas (de cinco) para a quinta temporada de The Crown. A crítica registrou que, assim que a série passou a abordar temas mais próximos da nossa linha do tempo, “os episódios flertam com uma telenovela trash. Atrações assim podem ser populares e prazerosas, mas perdem o prestígio.”
A sensação de que o drama da Netflix entrou no mundo mais sensacionalista, perdendo assim o requinte, foi também sentida pelo jornal inglês The Independent: “Parte hagiografia [relato excessivamente elogioso] parte psicodrama, a penúltima temporada de The Crown está mais fofoqueira do que nunca. A realidade é que a série perdeu o gás.”
Voltando para a América, o site Entertainment Weekly foi cirúrgico e sucinto ao registrar que os novos episódios são “instáveis”. Já a CNN ecoou a visão hegemônica oriunda da ilha europeia, cravando que a atual temporada é “desarticulada” e que a série perdeu aquela mística de ser imprescindível, essencial, virando apenas “uma preferência do que uma necessidade” para o telespectador fã de séries.
Do tradicional jornal The Guardian veio a crítica sem massagem. Já no título o jornalista Jack Seale decretou: “Chegou a hora dessa série chata e minúscula acabar de uma vez por todas”. E ele continuou a destilar veneno: “O elenco é caricatural, a trama é recheada de discursos tediosos e vários episódios poderiam simplesmente ir para o lixo. O drama da realeza perdeu a relevância.”
A quinta temporada de The Crown é composta de dez episódios. A série retorna após conquistar o Emmy de melhor drama pela quarta leva. A sexta e última temporada está em produção, sem data de lançamento prevista.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br