HISTÓRIA REAL

The Big Cigar, a série da Apple sobre líder dos Panteras Negras em Cuba

Trama tem conspiração e escapada (literalmente) cinematográfica
DIVULGAÇÃO/APPLE TV+
André Holland em cena de The Big Cigar
André Holland em cena de The Big Cigar

O Apple TV+ anunciou a data de estreia de The Big Cigar: 17 de maio. A minissérie, baseada em história real, narra a fuga do líder dos Panteras Negras, Huey P. Newton, para Cuba; Newton ganha vida na pele de André Holland (Moonlight: Sob a Luz do Luar). A base da trama é um artigo do jornalista Joshuah Bearman publicado na revista Playboy, em 2012, ele que foi o autor do texto que gerou o filme Argo.

The Big Cigar conta a incrível história verídica do encontro de Hollywood com revolucionários: a ousada fuga para Cuba do cofundador dos Panteras Negras, Newton, tentando escapar do FBI (a polícia federal americana) com a ajuda do famoso produtor cinematográfico Bert Schneider (interpretado por Alessandro Nivola, do filme Trapaça).

O plano incrivelmente elaborado, envolvendo uma produção cinematográfica falsa, dá errado de todas as maneiras possíveis. E, de alguma forma, é tudo verdade (a maior parte).

Junto com Bobby Seale (Jordane Christie), Newton criou os Panteras Negras (1966-1982), grupo político radical que lutou contra a brutalidade policial e promoveu o empoderamento político e social dos pretos, nos Estados Unidos.

Formado em Direito, Newton promoveu diversos programas à frente dos Panteras Negras, como alimentação gratuita para crianças, clínicas de saúde e patrulhas armadas para monitorar a atividade policial. O partido defendia, entre outras coisas, o black power (poder para o povo preto), valorização da mulher preta e fim do imperialismo americano.

Os Panteras Negras enfrentaram forte oposição do governo dos EUA, sofrendo vigilância, assédio e prisões frequentes. Notório diretor do FBI, J. Edgar Hoover descreveu, em 1969, o grupo como sendo “a maior ameaça contra a segurança doméstica do país”. Naquele ano, cerca de 5 mil pessoas integravam a agremiação.

Até hoje, Newton é uma figura polarizante por lá, sendo lembrado como um símbolo do movimento pelos direitos civis e do ativismo da população afro-americana.

The Big Cigar chega no Apple TV+, em 17 de maio, com os dois primeiros episódios, seguidos por novos todas às sextas-feiras, até 14 de junho (são seis capítulos, no total).


Siga o Diário de Séries no WhatsApp

Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross
error: Conteúdo protegido!