#EMMYTÃOBRANCO

O tabu de 42 anos que deve ser quebrado no Emmy de 2023

A responsabilidade está com Quinta Brunson, protagonista de Abbott Elementary
DIVULGAÇÃO/ABC
Quinta Brunson na 2ª temporada de Abbott Elementary
Quinta Brunson na 2ª temporada de Abbott Elementary

O Emmy de 2023 tem tudo para ser histórico, ao menos em uma categoria. Protagonista de Abbott Elementary (Star+), Quinta Brunson é a favoritaça para levar a estatueta de melhor atriz de comédia. Conquistando o prêmio, será a quebra de um tabu: a última comediante preta a ganhar essa categoria foi Isabel Sanford, por The Jeffersons, há 42 anos.

A vitória de Quinta Brunson é praticamente certa. A glória teria o simbolismo de mostrar como o Emmy, similar a outras premiações, não apenas cede pouco espaço para artistas não brancos, mas sequer os premiam quando são indicados.

Desde 1966 o Emmy celebra as melhores atrizes protagonistas de comédia. De lá para cá, só sete mulheres pretas foram indicadas: Diahann Carroll (pela sitcom Julia), Isabel Sanford (The Jeffersons, vencedora), Nell Carter (Gimme a Break!), Phylicia Rashad (The Cosby Show), Tracee Ellis Ross (Blackish), Issa Rae (Insecure) e a própria Quinta, no ano passado.

Isabel Sanford com Emmy ganho por The Jeffersons DIVULGAÇÃO/TELEVISION ACADEMY
Isabel Sanford com Emmy ganho por The Jeffersons

Merecedora de Emmy pelo seu trabalho hilário em Abbott Elementary, interpretando a otimista professora da segunda série Janine Teagues, Quinta Brunson é cotada como favorita disparada apenas por causa da ausência de Jean Smart, supervalorizada atriz protagonista de Hacks

Jean, que arrebatou as duas últimas estatuetas da categoria, seria a líder na disputa apenas pelo peso de seu nome, não necessariamente pela qualidade apresentada na comédia da HBO, que não teve nova temporada lançada dentro do período de elegibilidade para o Emmy deste ano.

Injustiças foram feitas ao longo do tempo contra atrizes pretas em séries de comédia. Agora, a Academia de Televisão, organizadora do Oscar da TV, tem a chance óbvia de corrigir isso.

E, além de premiar Quinta, pode reforçar tal comprometimento com a indicação de Kerry Washington por Fora da Prisão, papel no qual a atriz ex-Scandal está ótima; Kerry já disputou o Emmy representando drama, telefilme e minissérie.

Considerando cinco vagas abertas na categoria de melhor atriz de comédia, tirando a reservada para Quinta Brunson, Kerry não terá jornada fácil até a almejada indicação. Estão de olho nomes do nível de Natasha Lyonne (Poker Face), Rachel Brosnahan (The Marvelous Mrs. Maisel), Christina Applegate (Disque Amiga Para Matar) e Elle Fanning (The Great).

Abbott Elementary caminha para realizar outro feito histórico. São grandes as chances de a comédia ter três atrizes vencedoras de Emmy na mesma edição, todas pretas. Na briga entre as coadjuvantes, Sheryl Lee Ralph e Janelle James são as concorrentes líderes, com Hannah Waddingham (Ted Lasso) e Alex Borstein (The Marvelous Mrs. Maisel) correndo por fora.

Entre as atrizes convidadas, Taraji P. Henson está na frente, ela que interpreta a mãe de Janine. 

A lista dos indicados ao Emmy sai em 12 de julho. Os vencedores serão conhecidos na cerimônia programada para 18 de setembro.


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross
error: Conteúdo protegido!