LIMITADO

Netflix planeja bloquear opção de download em plano com anúncios

Gigante do streaming não deve oferecer o serviço completo no pacote mais barato
REPRODUÇÃO/NETFLIX
Área de downloads da Netflix; opção deve ser excluída de novo plano
Área de downloads da Netflix; opção deve ser excluída de novo plano

No futuro bem próximo, quem optar pelo plano com anúncios da Netflix não irá poder baixar o conteúdo da plataforma para assisti-lo offline. Isso de acordo com reportagem do site Blooomberg, que teve acesso a um código escondido no aplicativo do serviço. Nesse novo pacote que a empresa vai lançar em breve, os downloads devem ser bloqueados.

Como a Netflix ainda está no processo de desenvolvimento dessa nova alternativa de assinatura, as coisas podem mudar até o dia do lançamento oficial. Mas tudo leva a crer que haverá sim esse bloqueio, seguindo a linha da concorrência, como a HBO Max, que nos Estados Unidos vende um plano com anúncios sem a funcionalidade de baixar as atrações ali disponíveis.

Além disso, a Netflix está montando um esquema para diferenciar claramente o plano com anúncios e o sem, como restringir o conteúdo de produções no pacote vindouro. Assim, a ideia é fazer com que o assinante desse nível inferior passe a pagar um valor maior para ter acesso a mais programas e, no caso, a opção de download.

Em maio, a Netflix anunciou que planeja oferecer a assinatura mais barata e com publicidade ainda neste ano. A atitude tem um tom de desespero pelo fato de a empresa ter perdido milhões de assinantes nos últimos meses, o que gerou um prejuízo inédito e perda de valor de mercado. A gigante do streaming deixou o orgulho de lado para entrar em um terreno no qual dizia que nunca pisaria: o da propaganda.

É importante ressaltar que, pelo ponto de vista dos analistas financeiros, a Netflix tem muito a ganhar com um pacote mais em conta. Segundo um levantamento da firma MoffettNathanson, situada no coração de Wall Street, a plataforma deve faturar a bagatela de US$ 1,2 bilhão (R$ 6,2 bilhões), somente nos Estados Unidos, até 2025 com publicidades dentro do site.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross