TOME NOTA

Netflix Brasil atualiza regras sobre compartilhamento de senha; saiba tudo

Gigante do streaming quer controlar o uso indevido da plataforma
REPRODUÇÃO
Netflix fecha o cerco para controlar compartilhamento de senha
Netflix fecha o cerco para controlar compartilhamento de senha

Como funciona o novo sistema de compartilhamento de senha da Netflix? Vou poder acessar a plataforma fora de casa? A Netflix Brasil atualizou as regras sobre o uso da plataforma por pessoas fora da residência do titular da conta. As novas diretrizes estão publicadas no Centro de Ajuda do serviço, e ainda neste trimestre vão ser impostos os banimentos mais severos para barrar o compartilhamento indevido, fazendo valer uma cláusula que sempre esteve presente no contrato do assinante.

Diz o Termo de Uso da Netflix: “O serviço Netflix e todo o conteúdo acessado por intermédio do serviço Netflix destinam-se exclusivamente para uso pessoal e não comercial, portanto, não podem ser compartilhados com pessoas de fora da sua residência, exceto se o seu plano de assinatura permitir.” (versão atualizada, 5 de janeiro de 2023).

Acontece que nunca ficou muito claro o que são “pessoas de fora da sua residência”, muito menos como a empresa conseguiria identificar quem acessa a plataforma dentro ou não da tal residência. Agora, essas e outras dúvidas foram sanadas.

O que é residência Netflix?

A gigante do streaming usa muito a expressão “residência Netflix” ao tratar desse assunto de compartilhamento de senha. Então, é preciso entender o que é isso. Para o serviço, “uma conta Netflix só pode ser compartilhada em uma residência (pessoas que moram com o titular da conta)”. É importante entender isso antes de seguir adiante.

Como a Netflix identifica o acesso na conta?

“Usamos informações como endereços IP, IDs de dispositivos e atividade da conta em aparelhos conectados à conta Netflix”, diz a empresa. O IP (Internet Protocol) é no mundo online como se fosse a identidade de uma pessoa. Serve para identificar um dispositivo na internet ou em rede local.

Como compartilhar a senha da Netflix?

A Netflix promete que vai capturar qualquer aparelho (device, como chamam) que acessar a sua conta da Netflix fora da residência. Nesse caso, o conteúdo será bloqueado até que uma verificação seja feita, para a plataforma “confirmar que o aparelho que usa a conta está autorizado para isso.”

Verificar aparelhos para acessar a Netflix

Quando alguém acessar a sua conta em um aparelho não associado à sua “residência Netflix”, a plataforma vai enviar um link para o email ou celular vinculado à conta do titular da assinatura. O link abre uma página com um código de verificação de quatro dígitos. O código precisa ser inserido no aparelho em que foi solicitado dentro de 15 minutos.

Vai ter cobrança por compartilhamento de senhas?

A Netflix não faz cobranças automáticas caso compartilhe sua conta com alguém que não more com você”, essa é a informação oficial da empresa. Mas isso será feito ainda neste trimestre, como prometido (porém não de forma automática). 

Claro que as cobranças vão ser aplicadas de acordo com cada plano contratado pelo assinante. No Básico com Anúncios e Básico, só um aparelho pode acessar a Netflix por vez. No padrão, dois aparelhos ao mesmo tempo. E no Premium, quatro.

Como acessar a Netflix fora de casa?

Contanto que o aparelho que está sendo usado para assistir à Netflix esteja utilizando a conexão de internet da residência do titular da conta, a verificação não será solicitada. O titular da conta, ou quem mora com essa pessoa, não precisará verificar o aparelho (na maioria das vezes).

Se o aparelho for utilizado por muito tempo fora da rede da residência, aí a verificação será pedida. A Netflix fará isso para confirmar se o aparelho tem a devida autorização para usar a conta.


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross
error: Conteúdo protegido!