NOVA ESTRATÉGIA

Netflix acerta, e demanda por Você cresce com 4ª temporada dividida

Gigante do streaming testou um modelo de lançamento diferente com o drama psicológico
DIVULGAÇÃO/NETFLIX
Charlotte Ritchie na 4ª temporada de Você
Charlotte Ritchie na 4ª temporada de Você

Duas semanas após a estreia da parte 2 da quarta temporada de Você, já é hora de sentar e analisar os dados de desempenho dessa leva, lançada pela metade, cinco episódios por vez separados por intervalo de um mês. Pelos números da Parrot Analytics, firma americana especializada em mensurar atividade online de internautas, a demanda por Você cresceu com a parte 2 da quarta temporada, além de se manter estável durante o hiato. Justamente o que a Netflix queria.

Nos últimos 30 dias, Você foi uma das duas séries da Netflix com maior demanda na internet (atrás apenas de Stranger Things, o maior sucesso de audiência da plataforma). A Parrot considera dados de demanda a procura pela série online (mecanismos de busca, por exemplo), downloads, citações nas redes sociais e outros engajamentos similares.

Com a temporada dividida, Você teve dois picos de demanda, sempre ao redor das duas datas de lançamento dos episódios da quarta temporada, 9 de fevereiro e 9 de março.

Fora isso, a queda natural da demanda com o passar dos dias se manteve similar às das temporadas anteriores, indício de que na primeira metade, por exemplo, a maioria do público não devorou os cinco episódios de uma vez só, dando espaço entre um capítulo e outro.

Daí, como mostra o gráfico abaixo, quando a demanda por Você iria cair de vez, chegando próximo de quatro semanas de disponibilidade (28 dias), o interesse aumentou de novo perto de 9 de março. Ou seja, a Netflix pode conseguir manter uma série em alta durante dois meses seguidos com essa nova tática de lançamento; com raras exceções, tipo Wandinha, o “prazo de validade” de uma atração na plataforma é de um mês.

Quarta temporada de Você é a linha verde limão no gráfico
Quarta temporada de Você é a linha verde limão no gráfico

A Netflix já dividiu temporadas em outras oportunidades, como com Lucifer, Ozark, La Casa de Papel… Mas nunca fez com episódios mensais, como ela mesma rotulou a quarta temporada de Você. A gigante do streaming vai fazer o mesmo com outra série?

É esperar para conhecer a resposta. Fato é que, segundo dados da própria Parrot Analytics, em 2022, oito das dez séries com maior demanda tiveram episódios lançados semanalmente, mantendo o interesse do telespectador durante mais tempo, três meses em alguns casos. As duas fora desse modelo foram Wandinha e Dahmer: Um Canibal Americano, ambas da Netflix.


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross
error: Conteúdo protegido!