Duas semanas após a estreia da parte 2 da quarta temporada de Você, já é hora de sentar e analisar os dados de desempenho dessa leva, lançada pela metade, cinco episódios por vez separados por intervalo de um mês. Pelos números da Parrot Analytics, firma americana especializada em mensurar atividade online de internautas, a demanda por Você cresceu com a parte 2 da quarta temporada, além de se manter estável durante o hiato. Justamente o que a Netflix queria.
Nos últimos 30 dias, Você foi uma das duas séries da Netflix com maior demanda na internet (atrás apenas de Stranger Things, o maior sucesso de audiência da plataforma). A Parrot considera dados de demanda a procura pela série online (mecanismos de busca, por exemplo), downloads, citações nas redes sociais e outros engajamentos similares.
Com a temporada dividida, Você teve dois picos de demanda, sempre ao redor das duas datas de lançamento dos episódios da quarta temporada, 9 de fevereiro e 9 de março.
Fora isso, a queda natural da demanda com o passar dos dias se manteve similar às das temporadas anteriores, indício de que na primeira metade, por exemplo, a maioria do público não devorou os cinco episódios de uma vez só, dando espaço entre um capítulo e outro.
Daí, como mostra o gráfico abaixo, quando a demanda por Você iria cair de vez, chegando próximo de quatro semanas de disponibilidade (28 dias), o interesse aumentou de novo perto de 9 de março. Ou seja, a Netflix pode conseguir manter uma série em alta durante dois meses seguidos com essa nova tática de lançamento; com raras exceções, tipo Wandinha, o “prazo de validade” de uma atração na plataforma é de um mês.
A Netflix já dividiu temporadas em outras oportunidades, como com Lucifer, Ozark, La Casa de Papel… Mas nunca fez com episódios mensais, como ela mesma rotulou a quarta temporada de Você. A gigante do streaming vai fazer o mesmo com outra série?
É esperar para conhecer a resposta. Fato é que, segundo dados da própria Parrot Analytics, em 2022, oito das dez séries com maior demanda tiveram episódios lançados semanalmente, mantendo o interesse do telespectador durante mais tempo, três meses em alguns casos. As duas fora desse modelo foram Wandinha e Dahmer: Um Canibal Americano, ambas da Netflix.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br
Siga nas redes
Fale conosco
Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível para o usuário. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar a nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Você pode ajustar todas as configurações de cookies navegando pelas guias no lado esquerdo.
Cookies estritamente necessários
Cookies estritamente necessários devem estar sempre ativados para que possamos salvar suas preferências para configurações de cookies.
Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará ativar ou desativar os cookies novamente.
Cookies de terceiros
Este site usa ferramentas de terceiros, como Google Analytics, Google Adsense, entre outros, para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.
Manter este cookie ativado nos ajuda a melhorar nosso site.
Ative primeiro os Cookies estritamente necessários para que possamos salvar suas preferências!