O modelo ideal de lançamento de séries no streaming não é nem maratona (episódios soltos de uma vez só) nem semanal. Segundo levantamento do Samba TV, instituto de pesquisa especializado em TV e streaming, a tática ideal para as plataformas é programar episódios mensais/divididos em duas partes, como a Netflix tem feito recentemente. Assim, dá para atingir o melhor dos dois mundos (como diria a Hannah Montana).
A divisão em duas partes de uma temporada é o meio termo entre o modelo binge (maratona) e um episódio a cada semana. Todos os planos têm seus pontos negativos e positivos. Cortar uma temporada no meio é a opção mais segura no que diz respeito ao que é mais importante para os streamings: conter fuga de assinantes.
A Samba TV analisou 20 séries neste levantamento, das mais diferentes plataformas e estruturas de exibição. As séries com episódios semanais, tipo A Casa do Dragão (HBO/HBO Max), conseguem atrair mais telespectadores no passar do tempo, devido ao engajamento orgânico que ocorre entre um episódio e outro. Cada vez que as pessoas mais falam da atração, semana após semana, a audiência sobe.
Tulsa King, protagonizada por Sylvester Stallone, foi usada como exemplo desse crescimento. O aumento dos telespectadores em comparação entre a estreia e a média dos nove episódios da primeira temporada foi de 312%.
Isso não ocorre com séries com episódios lançados de uma vez só. O número de novos telespectadores cai de forma rápida no avançar dos dias pós-estreia.
Em compensação, o modelo binge favorece a retenção de público (a pessoa que vê a série do primeiro ao último episódio). A taxa de retenção desse modo é quase 10% maior do que as produções com episódios semanais.
Entre as séries analisadas, Reacher foi a melhor nesse quesito. O drama de ação do Prime Video apresentou a retenção mais alta, 58%. Isso ajuda a explicar a renovação a jato: a série foi lançada em uma sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022, e a encomenda da segunda temporada veio na segunda seguinte, dia 7.
Assim, séries com episódios mensais/divididos em duas partes conseguem entregar o melhor dos dois modelos; Stranger Things e Ozark foram analisadas dentro desse cenário. Há, assim, uma boa taxa de retenção e cria-se a expectativa para o lançamento da segunda parte de determinada temporada.
A Netflix fez o lançamento da quarta temporada de Você com episódios semanais, tática que provou acertada, com a demanda sobre a série crescendo. Com o terceiro ano de The Witcher, a mesma estratégia vai ser aplicada; episódios inéditos chegam em 29 de junho (cinco) e 27 de julho (três).
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João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br