JORNADA VITORIOSA

The Last of Us: atriz de Marlene brilhou em série disponível na Netflix

Merle Dandridge foi a protagonista do imperdível drama Greenleaf
DIVULGAÇÃO/OWN
Merle Dandridge em cena de Greenleaf
Merle Dandridge em cena de Greenleaf

Uma das ligações mais diretas da série The Last of Us com o game homônimo é a atriz Merle Dandridge. Ela interpretou a militante Marlene nos dois joguinhos da franquia do PlayStation, papel que revive na produção da HBO. Esse trabalho, iniciado em 2013, foi o começo da jornada rumo ao estrelato, impulsionada por um drama de primeira linha disponível na Netflix.

Merle Dandridge foi a protagonista de Greenleaf, série original do canal da Oprah Winfrey (OWN) que chegou no Brasil pela Netflix (lá estão as cinco temporadas). Interpretando a pastora Grace “Gigi” Greenleaf, a atriz foi a alma e o motor da narrativa, sobre uma família dona de um império evangélico poderoso e envolvida em escândalos de toda a ordem. Gigi seria a peça-chave para solucionar, ou ao menos suavizar, os problemas.

Início padrão, briga por espaço

Nascida no Japão, Merle Dandridge é mestiça: mãe é descendente de japoneses e sul-coreanos; pai é afro-americano. Ela começou no mundo da atuação muito cedo, em teatros alternativos de Chicago. O primeiro trabalho foi aos nove anos, no musical Once on This Island.

A jornada dela como atriz é similar a de tantas outras. Foram muitas peças, ainda adolescente, até ganhar destaque no palco. Merle chegou a participar de espetáculos na Broadway e de turnês ao redor do mundo.

Na TV, a estreia foi em Angel, spin-off de Buffy, a Caça-Vampiros, em um único episódio, há 20 anos. Dali em diante foi aquela correria, batalha corriqueira da profissão, aceitando todo tipo de papel, uma série atrás da outra. Ela fez de tudo: NCIS, 24 Horas, CSI: Miami…

Quando a década de 2010 começou, Merle Dandridge ganhou uma papel recorrente em Sons of Anarchy, aparecendo em seis episódios. Depois disso, em 2013, veio o trabalho que lhe deu destaque no universo alternativo do audiovisual. A atriz topou ser a Marlene, chefe do grupo Vaga-lumes no primeiro jogo de The Last of Us.

Merle Dandridge em The Last of Us; ela é Marlene, a líder dos Vaga-lumes
Merle Dandridge em The Last of Us; ela é Marlene, a líder dos Vaga-lumes

Merle Dandrige em Greenleaf

A fama de Merle até era grande, mas restrita ao mundo dos games, que naquela época estava em ascendência justamente por oferecer jogos cinematográficos como The Last of Us. Em 2015, a artista foi escalada como a protagonista de Greenleaf, série que a consolidou em Hollywood.

Greenleaf estreou em junho de 2016. Gigi (Merle) é a filha mais velha do bispo James Greenleaf (Keith David), líder de uma megaigreja na cidade de Memphis (Tennessee, EUA). Embora durante a juventude Gigi era ativa na igreja, cantando e ministrando cultos com grande carisma, ela se afastou da família e mudou de vida, emplacando uma carreira de repórter.

Após duas décadas distante, Gigi retorna ao lar para participar do funeral de Faith, irmã mais nova que morreu misteriosamente. A jornalista resiste a permanecer ali, apesar do esforço do pai. A causa não resolvida do óbito da irmã deixa Gigi intrigada. Ela decide ficar para tentar descobrir o que realmente aconteceu.

Gigi mergulha em um poço de podridão e toda sorte de artimanhas enquanto se envolve aos poucos na rotina da família. O carisma irresistível não foi capaz de deixá-la apenas trabalhando nos bastidores. Logo, começou a subir no altar e pregar, arrebatando multidões.

Merle fez muito bem esse papel de uma mulher desconfiada. A atriz soube balancear com primor as características da personagem, seja em momentos tristes ou alegres, desafiadores ou suaves, não abandonando a veia jornalística ao passar a cumprir funções dentro da igreja da família.

Greenleaf foi um sucesso na Netflix. A série terminou em 2020 e chegou a ser uma das dez séries mais maratonadas pelos brasileiros em um ano. Quem ainda não viu não pode perder. Vale a pena.

Pós-Greenleaf, Merle foi chamada para papéis importantes, chegando a entrar no elenco fixo de algumas séries. Ela passou recentemente por Flight Attendant e agora está presente em Truth Be Told (Apple TV+) e Station 19 (canal Sony).


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross
error: Conteúdo protegido!