CONHEÇA

Quem são os Vaga-lumes em The Last of Us? Conheça a força rebelde da série

Grupo até tem boas intenções, mas como diz aquele velho ditado...
DIVULGAÇÃO/HBO
Merle Dandridge em The Last of Us; ela é Marlene, a líder dos Vaga-lumes
Merle Dandridge em The Last of Us; ela é Marlene, a líder dos Vaga-lumes

Logo na estreia de The Last of Us, no último domingo (15), a narrativa da série da HBO citou por alto um grupo chamado de Vaga-lumes, mostrando personagens e soltando algumas pistas. A facção defende valores válidos dignos de luta, mas não é tão boazinha assim. Seja como for, essa turma estará presente ao longo do drama zumbi, que é baseado no game homônimo altamente popular.

O Diário de Séries apresenta abaixo uma introdução aos Vaga-lumes. Para tanto, pode ser que role algum spoiler aqui ou ali do que ocorreu em ambos os jogos de The Last of Us. O objetivo, contudo, é apresentar um guia básico para entender melhor esse grupo, sem a exposição de grandes revelações.

Quem são os Vaga-lumes em The Last of Us

A origem dos Vaga-lumes se dá logo após 26 de setembro de 2013, data na qual se iniciou o surto zumbi provocado pelo fungo Cordyceps, que ataca o cérebro das vítimas. A praga toma conta dos Estados Unidos, e o governo local age para controlar o caos, decretando lei marcial. 

A atitude ganha as ruas sob o domínio da Fedra (sigla para Administração Federal de Resposta a Desastres), agência governamental com forte poderio militar que detém autoridade e controla várias Zonas de Quarenta espalhadas no território americano. Os Vaga-lumes surgem para contrapor o poder armado da Fedra.

O foco dos Vaga-lumes é acabar com esse regime militar e retomar a democracia. No começo, os rebeldes são batidos facilmente pelo sistema opressor. Mas com o passar do tempo, escassez de comida e intensificação da opressão da Fedra, o número de integrantes do grupo cresce. O contingente de novos soldados e o ódio de parte da população aumentam quando os revolucionários são executados pelos militares.

Paralelo às lutas civis e sociais, os Vaga-lumes também travam uma investida hercúlea para encontrar uma cura para o surto, sem medir as consequências nessa jornada.

Embora cheguem a reunir muita gente e possuírem bastante armamento, os Vaga-lumes são presas fáceis enfrentado a Fedra, fracassando constantemente nos embates contra a força do governo ao tentar assumir controle das Zonas de Quarentena. Isso se deve basicamente pela falta de organização e indisciplina dos rebeldes; de leve, a série já abordou essa instabilidade interna.

The Last of Us conecta o herói da história, Joel (Pedro Pascal), com a líder dos Vaga-lumes, a Marlene (Merle Dandridge), e a garota Ellie (Bella Ramsey), considerada peça-chave no percurso da humanidade em busca de uma cura ao surto zumbi.

Como a série abordou, não dá para confiar 100% nos Vaga-lumes. Vale acompanhar a sequência da história para ver o que acontece. As informações introdutórias aqui apresentadas ajudam a compreender as motivações do grupo rebelde.


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross
error: Conteúdo protegido!