A Netflix programou para 2 de junho o retorno de Manifest com episódios inéditos, a parte dois da quarta temporada (dez episódios), que marca o final da série. Essa data não é por acaso, foi escolhida a dedo. Dentro da mitologia da narrativa, 2 de junho de 2024 é o dia marcado da morte dos 191 passageiros do voo 828. Há mais do que isso, porém: seria o dia do fim do mundo.
Fora isso, há outro simbolismo. A Netflix anunciou a volta de Manifest em 7 de abril de 2023, exatamente dez anos após o voo 828 da Montego Air Flight deixar a Jamaica rumo a Nova York. A viagem tranquila e padrão não foi nada disso. A aeronave ficou desaparecida durante cinco anos e meio. Quando pisaram em terra firme, os passageiros não envelheceram um dia sequer, como se o sumiço do avião não tivesse acontecido.
Jeff Rake, criador de Manifest, adorou esse tratamento que a Netflix deu para a sua série, abraçando a mitologia da trama. “Eles adotaram Manifest desde o momento que a resgataram [série foi cancelada pela NBC após três temporadas]. E isso aquece meu coração”, disse em entrevista ao site Tudum, da própria Netflix.
O showrunner desenvolveu os últimos episódios do drama como se fossem duas temporadas de dez episódios cada, a quarta e a quinta. Na ideia original, Rake queria fazer seis temporadas de Manifest. Após a terceira leva, seriam necessários 45 episódios, mais ou menos isso, para chegar no ponto final.
Como a Netflix ofereceu 20 episódios, o criador teve que enxugar algumas histórias e cortar situações da trama. Dessa forma, ele conseguiu encaixar nessa encomenda tudo o que precisava contar para concluir a narrativa como idealizou lá no começo do projeto.
Sinopse da parte 2 da 4ª temporada de Manifest
Após Angelina (Holly Taylor) desencadear uma fissura vulcânica devastadora, os passageiros do voo 828 enfrentam um escrutínio severo em um mundo alimentado pelo ódio a eles, não mais livres para resolver seus próprios chamados sem supervisão constante do inescrupuloso Registro 828.
Um acidente misterioso oferece avisos sinistros em escala bíblica que comprometerão ainda mais a vida de todos os passageiros. Enquanto Michaela (Melissa Roxburgh) lamenta a perda de seu amado marido Zeke (Matt Long), ela tem de se unir a seu antigo namorado Jared (J. R. Ramirez) e encontrar novos métodos para investigar e analisar os Chamados.
Enquanto isso, Ben (Josh Dalls) e Saanvi (Parveen Kaur) tentam colaborar com as autoridades do Registro, o que só leva a resultados terríveis para os passageiros.
Milagrosamente, um evento mitológico reativa a cicatriz de dragão carregada de safira de Cal (Ty Doran), oferecendo um vislumbre de esperança para os passageiros do 828 sobreviverem à Data de Morte, que se aproxima rapidamente.
Mas os nefastos poderes de safira de Angelina continuam a causar estragos, levando a uma luta entre o bem e o mal até o último dia neste último e aterrorizante capítulo da história de Manifest.
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br