Popular no Brasil, a série Lista Negra atingiu o top 5 da Netflix poucos dias após entrar na plataforma com o lançamento da nona temporada. A maratona é das grandes, composta de 22 episódios. Quem está se aventurando ou já encerrou a leva pode se preparar: o drama policial vai retornar com a décima (e última) temporada.
A decisão de encerrar a história de Lista Negra foi confirmada em fevereiro pela rede NBC, que exibe a série nos Estados Unidos. Aliás, a décima temporada está atualmente no ar em território americano.
Protagonizada por James Spader, a atração é uma sobrevivente na TV dos EUA, pois desde 2018 flertou com o cancelamento abrupto, tendo renovações de temporadas decretadas no limite, sempre depois de intensas negociações nos bastidores. Menos mal que a decisão de finalizar a narrativa foi dada com antecedência, fazendo com que a trama tenha um um final adequado e digno.
Lista Negra atingiu dois marcos históricos com a décima temporada. Em 19 de março, foi exibido o episódio de número 200. E o drama policial se juntou a um grupo seleto de séries que atualmente estão com dez ou mais temporadas: Quando Chama o Coração (indo para a décima temporada, renovada para mais um ano), Chicago Fire (11ª), Blue Bloods (14ª), NCIS: Los Angeles (14ª), Grey’s Anatomy (20ª), NCIS (20ª), Law & Order (22ª) e Law & Order: SVU (24ª).
Leia também: Saiba por que Megan Boone, a Elizabeth ‘Liz’ Keen, saiu de Lista Negra
O que salvou Lista Negra?
Lista Negra começou a flertar com o cancelamento a partir da quinta temporada por causa da baixa audiência na NBC. A série estava distante do patamar alcançado na leva de estreia, quando se tornou uma das sensações da fall season de 2013.
Essencialmente, duas coisas salvaram o drama policial: o mercado internacional e a Netflix. Lista Negra sempre vendeu muito bem mundo afora. E a gigante do streaming nunca poupou dinheiro nas negociações com a Sony (produtora) e NBC para adquirir os direitos de exibição no streaming, pagando até US$ 2 milhões por episódio. Mesmo assim, nos últimos cinco anos, a atração viveu com a corda no pescoço.
No Brasil, a trama chegou primeiro no canal Sony; passou pelo AXN na TV paga. Já na TV aberta, faz parte da programação da Band e também foi atração da Globo.
Em 2017, houve a tentativa de emplacar um spin-off, intitulado de Lista Negra: Redenção, protagonizado por Famke Janssen. O cancelamento veio após uma única temporada.
A narrativa de Lista Negra acompanha Raymond “Red” Reddington (Spader), ex-militar e criminoso altamente periculoso, na lista dos mais procurados do FBI, que vira a casaca. Ele passa a ser informante da polícia federal americana, ajudando a identificar e a capturar todo tipo de fora da lei, nomes que estão no que ele chama de lista negra.
Na décima temporada, Red será o alvo do mundo do crime. Ex-integrantes da tal lista negra vão se unir em uma jornada de vingança contra o dedo-duro, desafiando a ele e a Força Tarefa do FBI.
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br