RANKING ABSURDO

Lista inaceitável das 100 melhores séries da história esnoba Game of Thrones

Não existe o que justifique o drama ser o 31º colocado no levantamento da Rolling Stone
DIVULGAÇÃO/HBO
Emilia Clarke em cena de Game of Thrones
Emilia Clarke em cena de Game of Thrones

A Rolling Stone divulgou uma lista inaceitável na qual elenca as 100 melhores séries de todos os tempos. Inacreditavelmente, Game of Thrones só aparece na absurda 31ª colocação; por quê? Esse resultado explica como o drama fantasioso da HBO, a atração mais premiada da história da TV, é alvo de uma crítica pedante, cujo prazer é se achar cult ao menosprezar a trama popular e arrebatadora.

Mesmo no tempo quando estava no ar, Game of Thrones sofria comentários pejorativos de gente tentando ser mais real do que o rei. Rotular a série de “novelão” faz parte do vocabulário desse tipo. Fica aquela impressão que só uma pessoa com conhecimento elevadíssimo é capaz de enxergar o que GoT supostamente é, negando qualquer qualidade.

A Rolling Stone ouviu 46 pessoas da indústria do entretenimento, de atores a produtores, de roteiristas a jornalistas. O critério era bem simples: cada votante escolheu 50 programas de TV, sem restrições. Foi encorajado que os convidados votassem naquelas atrações que achassem as melhores.

O resultado foi patético. Não existe lista de melhores séries/programas de TV de todos os tempos sem Game of Thrones no top 10 (no mínimo). Estamos falando aí da série mais premiada da história do Emmy: 59 estatuetas e 160 indicações. No geral, foram 272 vitórias em premiações. 

Foi a série mais vista da década passada em todo o mundo (e isso simultaneamente, um fenômeno). Virou símbolo quase onipresente da cultura pop. Transformou o modo de se fazer TV na transição para a era do streaming, com rivais da HBO buscando a “nova Game of Thrones”… Nada que mereça a 31ª posição em uma lista de 100.

Em qual lugar Game of Thrones deveria estar?

Pegando a lista da Rolling Stone, Game of Thrones deveria ser a oitava colocada, para começo de conversa. Ou seja, a série está 22 posições atrás da mais justa possível. Ou o drama é pior e menos importante do que Parks and Recreation (30ª), Freaks and Geeks (24ª), Star Trek (22ª), 30 Rock (20ª) ou I May Destroy You (19º), para citar algumas atrações?

Game of Thrones é a melhor série já feita? Isso sim é questionável, haja visto alguns problemas na adaptação dos escritos de George R.R. Martin, além do final bem criticado e soluções de narrativa ruins aplicadas durante as oito temporadas. Mas nada que a deixe fora de um top 10.

A partir da sétima posição, o ranking da Rolling Stone fica honesto. Essa é a vaga de Mad Men, indiscutivelmente uma série de alto nível. Depois vem Seinfeld, Fleabag, The Wire, Breaking Bad, The Simpsons (animação) e The Sopranos, a líder.

É possível argumentar a favor de Game of Thrones entre essas sete séries. Daí, vai depender do ponto de vista argumentativo, de critérios de análise… Se originalmente tivesse nessa hipotética oitava colocação, GoT estaria em um lugar aceitável.

Agora, de jeito nenhum Game of Thrones é a 31ª série/programa de TV de todos os tempos. 

No ano passado, a BBC fez um levantamento para rankear as 100 melhores séries do século 21. Foram entrevistados especialistas de 43 países. E Game of Thrones ficou na justa quinta posição, atrás de Fleabag, Breaking Bad, Mad Men e The Wire, a primeira colocada.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross
error: Conteúdo protegido!