BELLISSIMO

De Veneza a Sicília: paisagens da Itália embelezaram as séries em 2022

Veja galeria de fotos de Eu Odeio o Natal, Recomeço, The White Lotus e My Brilliant Friend
DIVULGAÇÃO/NETFLIX
Pilar Fogliati em cena de Eu Odeio o Natal
Pilar Fogliati em cena de Eu Odeio o Natal

O ano de 2022 serviu para a Itália conquistar o coração do público fã de séries. As paisagens históricas e estonteantes do país da bota fizeram parte do pano de fundo de algumas das séries mais vistas e comentadas da temporada, como My Brilliant Friend e The White Lotus, ambas da HBO. Na Netflix, Recomeço e Eu Odeio o Natal também levaram o telespectador a uma viagem à nação rica em cenários de tirar o fôlego. O passeio foi pelas cidades de Veneza, Florença, Nápoles e Taormina (região da Sicília).

Sempre muito preocupada com a parte estética, My Brilliant Friend se sobressai por entregar um trabalho requintado, fruto direto das belas-artes. Na terceira temporada, o diretor Daniele Luchetti praticamente não gravou uma única cena dentro de um estúdio. Quase tudo foi feito ao ar livre, o que na indústria do entretenimento chama-se de externa.

A série usou as cidades de Florença e Nápoles como locações. O refino extra se deu na criação das cenas como se fossem nos anos 1970, período no qual a narrativa se desenrolou. O charme foi além dos prédios centenários, praças estilosas e lugares a céu aberto dignos de ensaio fotográfico. Houve cuidado impecável com o figurino e outros itens, como a inserção de carros usados naquela década.

Um dos berços do Renascentismo, movimento cultural sem igual ocorrido entre os séculos 14 e 17, Florença foi base da minissérie Recomeço. Aqui, a cidade ganhou um papel quase de protagonista. Entre uma cena e outra da trama, diversas tomadas de lugares belíssimos do lugar foram mostradas. 

Era como se a produção de Recomeço quisesse mostrar ao mundo que estava gravando tudo aquilo mesmo em Florença, nada de chroma key (fundo verde). Então, deu-se uma boa overdose de imagens espetaculares da arquitetura, esculturas… sem esquecer da comida e da moda.

Série como guia turístico

Segundo estimativas de especialistas, The White Lotus está sendo responsável por um acréscimo de R$ 11 milhões de reais na economia do turismo na cidade de Taormina, região da Sicília, onde a segunda temporada da comédia dramática foi gravada. O hotel principal usado na trama, por exemplo, está cheio o tempo todo, com reservas disponíveis só para o segundo semestre de 2023.

A produção da HBO foi ao sul da Itália para narrar os perrengues de gente rica que se hospeda em um resort de luxo. Foi uma overdose maravilhosa de praias paradisíacas e palacetes exuberantes, contando ainda com aquele clima de cidade pequena que parou no tempo.

No outro polo do mapa, ao norte, Eu Odeio o Natal apresentou para o público um cenário raro. Não é todo dia que se vê uma série ambientada em Veneza, a cidade rodeada por água. A minissérie (imperdível, registra-se), não desperdiça a oportunidade de destacar os pontos altos do patrimônio da humanidade, seja com os personagens caminhando, andando de bicicleta ou, logicamente, navegando em barcos grandes ou pequenos. 

Veja abaixo algumas cenas de Eu Odeio o Natal, Recomeço, The White Lotus e My Brilliant Friend:

Eu Odeio o Natal
Eu Odeio o Natal
Eu Odeio o Natal
Eu Odeio o Natal
Eu Odeio o Natal
Eu Odeio o Natal
Recomeço
Recomeço
Recomeço
Recomeço
Recomeço
Recomeço
The White Lotus
The White Lotus
The White Lotus
The White Lotus
The White Lotus
The White Lotus
My Brilliant Friend
My Brilliant Friend
My Brilliant Friend
My Brilliant Friend
My Brilliant Friend
My Brilliant Friend


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross