DIVULGAÇÃO/NBC
Kathleen Turner em cena de Friends
A atriz Kathleen Turner trouxe uma perspectiva importante a um dos debates de Friends que não cessa, sobre a escalação de uma mulher cisgênero para interpretar o “pai” trans de Chandler Bing (Mathew Perry). Em entrevista ao jornal londrino The Guardian, Kathleen resgatou como a escalação da personagem foi feita e contou se aceitaria, hoje, o papel.
“Nunca foi considerado escolher uma pessoa trans ou uma drag queen para viver a personagem”, revelou a atriz. “E nunca passou pela minha cabeça que eu estava tomando o lugar de alguém”. Ao ser questionada sobre se aceitaria o mesmo papel agora, ela respondeu: “Provavelmente não. Mas certamente não me arrependo de tê-lo feito. Foi um desafio.”
Na lista de situações da narrativa de Friends que envelheceram mal, tudo o que gira em torno de Charles Bing (Kathleen Turner), “pai” de Chandler, está no topo. A começar pela forma como a personagem foi chamada. Segundo Marta Kauffman, uma das criadoras da sitcom, houve um erro sensível nessa abordagem.
No ano passado, em entrevista para um programa da BBC, Marta admitiu a falha. “Nós a chamávamos de o pai do Chandler, embora ela fosse obviamente uma pessoa trans. Os pronomes eram algo que nós ainda entendíamos [naquela época], então em nenhum momento nos referimos à personagem como ‘ela’. Isso foi um erro.”
Quando ainda era casado com Nora Tyler Bing (Morgan Fairchild), Charles assumiu ser gay e pediu o divórcio. Friends mostra a personagem como uma artista em Las Vegas, fazendo performances como drag queen, atendendo pelo nome de Helena Handbasket.
Embora na série todos se referem a Charles/Helena como pai de Chandler, Marta Kauffman confirmou que a personagem é uma mulher trans.
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br