DIVULGAÇÃO/NETFLIX
William Zabka na 6ª temporada de Cobra Kai
Lançada na última quinta-feira (18), a sexta e última temporada de Cobra Kai entrou na Netflix em pedaços. Somente cinco episódios foram disponibilizados, com a segunda parte chegando em 15 de novembro. E tem a terceira parte ainda, programada somente para 2025 (data exata indefinida). Por que essa estratégia fora do comum foi adotada por uma das principais séries da gigante do streaming?
Uma parcela do público ficou na bronca com essa divisão. Quando a sexta temporada começou a pegar fogo, bem na cerimônia de abertura do Sekai Taikai, uma espécie de campeonato mundial de caratê, veio o fim da primeira parte. A equipe criativa aproveitou uma fórmula presente em todas as temporadas de Cobra Kai para fazer esse corte bem específico.
Em entrevista ao site TV Insider, Hayden Schlossberg, um dos três criadores do spin-off de Karatê Kid, explicou os motivos por trás dessa fatiada na narrativa. “A cada temporada de Cobra Kai, escrevemos arcos de personagens que duram cinco episódios. Temos esses finais de meio de temporada onde acontecem grandes coisas que servem de preparação para os cinco capítulos finais. Então, naturalmente, pareceu a coisa certa ser feita”, justificou. Cada uma das cinco primeiras temporadas foram compostas de dez episódios.
“Depois da quinta temporada, sabíamos que estávamos chegando ao fim e conversamos com a Netflix sobre quantos episódios realmente faltariam [para concluir a trama]”, revelou o roteirista e diretor. “Dez episódios não seriam suficientes. Se fizéssemos 20, seria muito e provavelmente iríamos precisar de um ano a mais para produzir duas temporadas. Então, chegamos ao número 15, pensando em um lançamento de cinco em cinco.”
Pela sua visão, essa estratégia foi a ideal para o final de Cobra Kai. “É o melhor jeito de terminar a série”, afirmou Schlossberg. “Não com todos os episódios lançados de uma só vez, mas algo gradativo, lentamente. Você recebe uma porção caprichada da história, faz uma boa maratona e fica na expectativa do que virá adiante”.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br