Lançada em 2018, parece que Yellowstone só estreou mesmo, ao menos no Brasil, no último 15 de janeiro, quando a Netflix soltou as três primeiras temporadas do faroeste moderno. É impressionante como o drama ambientado na zona rural americana caiu nas graças do brasileiro, que só agora, em grande parte, tomou conhecimento dessa série espetacular, a líder de audiência de toda a TV do Estados Unidos. Eis mais um exemplo que prova que a Netflix é a maior no mundo dos streamings, não tem para ninguém.
Assim que Yellowstone saiu nos EUA, pelo canal pago Paramount Network, acompanhei de perto cada passo da atração, escrevendo todo tipo de texto nos sites em que trabalhei. Não existe comparação: nunca houve tanta conversa sobre a série quanto neste momento, com direito a vários vídeos virais no TikTok, espalhando cenas memoráveis da trama pelo universo online.
Quando só estava no Paramount+ em território tupiniquim, Yellowstone atingia um público pequeno e fiel, porém gerava um engajamento tímido. Na Netflix, a série rural explodiu de uma maneira descomunal, algo que nunca vi parecido em mais de dez anos trabalhando dentro da cobertura jornalística sobre o mundo das séries.
A plataforma do tudum tem um histórico de reavivar séries que passaram batidas, aqui no Brasil, em canais pagos ou outros streamings. Um exemplo bem claro disso, e de fácil assimilação, ocorreu com o drama criminal A Rainha do Sul.
A atração protagonizada por Alice Braga chegava com cerca de um ano de atraso em relação ao lançamento na TV paga brasileira. Mas só na Netflix é que a série sobre a traficante Teresa Mendoza bombava e virava tema de papos, online ou no “ao vivo”. Mas o que ocorre com Yellowstone é muito maior, elevado à décima potência.
É bastante curioso notar como muitas pessoas só descobriram Yellowstone agora, engatando conversas sobre situações que aconteceram anos atrás. Um caso disso é a já famosa cena, uma das que viralizou no TikTok, de Beth (Kelly Reilly) botando pra quebrar -literalmente- na loja cuja proprietária acusou Monica (Kelsey Asbille) de roubo. A interação faz parte de um episódio de… 2019, da segunda temporada.
A jornada de Yellowstone no Paramount+
Nos EUA, Yellowstone estourou logo na largada, sendo uma das séries mais vistas da TV paga lado a lado com The Walking Dead. Apesar do sucesso imediato, o faroeste liderado por Kevin Costner demorou bastante para estrear no Brasil. Com um ano de atraso, a série foi lançada no Paramount+, em outubro de 2019, que na época não era um streaming como hoje; fazia parte de um serviço à la carte da operadora da Net/Claro.
Por mais que seja o principal produto do Paramount+, o streaming da montanha não trata Yellowstone tão bem quanto merecia, deixando os fãs frustrados. Se a quarta temporada entrou na plataforma com apenas um dia de atraso em relação aos EUA, a quinta leva chegou após intervalo de um mês… E olha que é tudo do mesmo grupo, lá e cá, partes do conglomerado Paramount Global.
Apesar dos pesares, o Paramount+ deve crescer um bocadinho após ceder Yellowstone para a Netflix. Afinal, a plataforma do tudum está com apenas as três primeiras temporadas. A quarta e quinta leva (parte 1) são exclusivas do streaming da montanha.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br
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