PREMIAÇÃO

Dominique Fishback entrou no grupo: prévia do Emmy de melhor atriz de minissérie

Confira quem é quem na briga pela estatueta no Oscar da TV deste ano
DIVULGAÇÃO/PRIME VIDEO
Dominique Fishback na minissérie Enxame
Dominique Fishback na minissérie Enxame

Com performance que define uma carreira, Dominique Fishback crava espaço na discussão das melhores atrizes da temporada 2022-2023, praticamente assegurando uma vaga no Emmy deste ano pela atuação assombrosa em Enxame, atração ímpar do Prime Video. Ela mira entrar na disputa da categoria melhor atriz de minissérie ou telefilme, corrida que está em aberto.

Aos 32 anos, Dominique Fishback entregou uma das mais viscerais interpretações do ano. Na trama de Enxame, ela vive Dre, jovem que é fã obcecada de uma artista tipo Beyoncé, chamada de Ni’jah. Após um evento trágico acontecer ao seu redor, Dre toma uma atitude radical para curar o luto. 

Convencida de que Ni’jah precisa de proteção a todo custo, a jovem simplesmente inicia uma cruzada para confrontar todo tipo de pessoa que já falou mal da cantora na internet. Contudo, o enfrentamento acompanhado da nem tão inocente pergunta “Qual seu/sua artista preferido(a)?” culmina em mortes brutais. Dre vira uma serial killer investigada pela polícia.

O surto de Dre colocou Dominique em uma situação de ouro para quem quer demonstrar todo o talento que possui. Da calmaria à raiva, enfrentando desafios espinhosos, Dre não hesita em matar. Ela está determinada na missão e nada que aparecer em seu caminho a impedirá de cumpri-la.

A complexidade da personagem levou a atriz ao escuro. A jornada fez com que ela pudesse externar aqueles desejos humanos mais escondidos. Na sátira que Enxame é, sobre o quanto um fandom (fã-clube) pode ser tóxico e problemático, Dre representa o lado sombrio de uma pessoa que, no fundo no fundo, só quer ser amada.

Jessica Chastain no drama George & Tammy
Jessica Chastain no drama George & Tammy

Disputa pelo Emmy de melhor atriz (minissérie/telefilme)

Na escala de favoritismo ao Emmy de melhor atriz de minissérie ou telefilme, só um nome desponta, porém sem larga vantagem. Jessica Chastain, por interpretar a ícone do country Tammy Wynette em George & Tammy (Paramount+), está na frente porque venceu o SAG Awards e recebeu indicação ao Globo de Ouro; a atriz ganhou o Oscar, no ano passado, pelo filme Os Olhos de Tammy Faye.

Depois dela, está tudo em aberto, com chances claras de alguém tomar a liderança. Certamente, Dominique Fishback é um nome potente para desbancar Jessica. Com o passar do tempo, até chegar o período de votação do Oscar da TV (junho), o nome da jovem tende a crescer mais.

Emily Blunt, derrotada por Jessica no SAG, chega com A Inglesa, produção da BBC disponível no Brasil pela HBO Max. Ela seria a opção mais conservadora para tentar, desta vez, desbancar a estrela de George & Tammy.

Riley Keough foi muito bem em Daisy Jones & The Six (Prime Video), deve ser indicada, mas sem muita chance de disputar a estatueta. Lizzy Caplan, por A Nova Vida de Toby (Star+), também é um nome cotado no grupo das zebras nessa categoria.

Atrizes de renome sempre presentes em premiações, como Vera Farmiga (Cinco Dias no Hospital Memorial, do Apple TV+) e Naomi Watts (Bem-Vindos à Vizinhança, da Netflix) não devem ser descartadas. 

Vale ficar de olho em uma estrela que ainda não estreou nesta temporada e pode brigar pela estatueta: Elizabeth Olsen vem aí com a minissérie Amor e Morte (HBO Max). Outro nome a ser observado é Rachel Weisz, de Gêmeas – Mórbida Semelhança (Prime Video)

Os indicados ao Emmy de 2023 vão ser anunciados em 12 de julho. A premiação está programada para 18 de setembro.


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross