REALEZA COUNTRY

Saiba o básico antes de assistir George & Tammy, série candidata ao Emmy

Drama musical sobre lendas da música americana está disponível no Paramount+
DIVULGAÇÃO/SHOWTIME
Jessica Chastain com Michael Shannon em George & Tammy
Jessica Chastain com Michael Shannon em George & Tammy

Fora do radar aqui no Brasil, o drama musical George & Tammy é um dos mais cotados para o Emmy deste ano, nas categorias de minissérie. A atração brilha longe dos holofotes por apresentar uma história distante para a maioria dos brasileiros. Por isso, o Diário de Séries preparou um guia básico de informações sobre a trama que lhe ajudará a entender melhor não apenas do que se trata, mas da importância dos personagens (baseados em pessoas reais) mostrados em cena.

Produção do canal americano Showtime, George & Tammy está disponível no Paramount+ (seis episódios). A minissérie conta a complicada e intensa relação de dois dos maiores ícones da música country americana, George Jones e Tammy Wynette, que juntos formaram uma dupla arrebatadora, alcançando lugares ainda mais altos. Eles são a realeza do country.

O country pode ser comparado à nossa música sertaneja, para facilitar a compreensão. Na lista das maiores canções de todos os tempos do country estão obras de George e Tammy, como artistas solos ou em dupla. São músicas que estão na ponta da língua do povo americano, por serem quase onipresentes tanto na época, a partir dos final dos anos 1960, quanto nos dias de hoje. 

Tammy Wynette e George Jones cantam em show
Tammy Wynette e George Jones cantam em show

A história dos dois, que engataram um romance pouco depois de se conhecerem, parece ter sido escrita por um roteirista de Hollywood. O telespectador pode ficar espantado ao assistir à minissérie e se deparar com comportamentos e situações absurdas, dignas do melhor dramalhão de ficção.

Claro, tem algumas licenças criativas por conta da dramaticidade narrativa. Mas pode ter certeza: quase tudo encenado aconteceu de verdade, com exageros apenas pontuais. George & Tammy é baseada em um livro escrito por Georgette Jones, única filha do casal. Ou seja, a testemunha mais ocular possível da relação bombástica entre os artistas. Ela também foi consultora da produção, mesma função do melhor amigo de George, que ajudou a separar a verdade da mentira.

Quem é George Jones e Tammy Wynette

George Jones, interpretado por Michael Shannon, é o nome mais citado quando se discute o maior e melhor cantor de country de todos os tempos. Ele nasceu em 1931, começou a cantar em 1953 e morreu 2013, aos 81 anos.

A carreira de Jones consistiu em nada menos do que 80 (!) álbuns de estúdio. Ele emplacou 13 canções número 1 (mais ouvidas) do country.

Tammy Wynette, vivida por Jessica Chastain, nasceu em 1942, começou a cantar em 1965 e morreu em 1998, aos 55 anos. Ela quebrou barreiras no country por causa de suas músicas feministas, falando do amor pela ótica da mulher em plena década de 1960. Pode ser considerada a matriarca do “feminejo” e da “sofrência”.

Um dos maiores sucessos dela é uma canção sobre o divórcio (Divorce), lançada em 1968, que alcançou o topo das paradas de sucesso do country. Lembrando que neste ano, no Brasil, o divórcio sequer era legalizado; só foi em 1977.

Juntos, George e Tammy lançaram nove álbuns autorais de estúdio, de 1971 a 1995. O casal era sensação por onde passava, encantando o público. A química perfeita nos palcos, uma parceria musical sublime, era uma faceta, contudo. Por trás das máscaras havia brigas escandalosas, de nível barraco mesmo. A minissérie não omite nada, retrata o lado bom e ruim da relação.

Pelo cenário projetado neste instante, George & Tammy tem grandes chances de beliscar uma indicação de melhor minissérie no Emmy. Michael Shannon e Jessica Chastain devem também receber indicações pelas respectivas categorias de protagonistas, com Jessica apresentando a maior probabilidade.

Jessica ganhou o SAG Awards deste ano, premiação do sindicato dos atores, na categoria melhor atuação de atriz em minissérie. Ela foi indicada ao Globo de Ouro também.


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross
error: Conteúdo protegido!