DIVULGAÇÃO/NBC
Tyler James Williams com o Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante
O ator Tyler James Williams foi um dos grandes vencedores da 80ª edição do Globo de Ouro, realizada na última terça-feira (10). O troféu que recebeu por interpretar um professor em Abbott Elementary quebrou um tabu de 11 anos: o último ator de comédia que ganhou prêmio de melhor coadjuvante na premiação foi Chris Colfer, por Glee, em 2011.
Tyler James Williams derrotou outro colega de série de comédia, o lendário Henry Winkler (este vencedor de Emmy), de Barry. E outros três companheiros de dramas foram deixados para trás: John Lithgow (The Old Man), Jonathan Pryce (The Crown) e John Turturro (Ruptura).
O eterno Chris da sitcom Todo Mundo Odeia o Chris crava o seu rosto em uma galeria de grandes nomes da atuação. Somente neste período de pouco mais de uma década, artistas como Peter Dinklage (Game of Thrones), Jon Voight (Ray Donovan) e Alexander Skarsgård (Big Little Lies) ganharam a categoria de melhor ator coadjuvante.
Na edição deste ano, o Globo de Ouro fez uma divisão que antes não ocorria. Os atores coadjuvantes foram separados entre comédia ou drama (disputa vencida por Tyler James Williams) e minissérie ou telefilme (troféu dado a Paul Walter Hauser, da minissérie Black Bird). Desde 1981, todos os atores coadjuvantes eram colocados em um único pote.
Em Abbott Elementary (Star+), Williams vive Gregory Eddie, professor de primeira série na escola que carrega o nome da comédia. A sitcom provocou uma revolução na carreira dele, até então marcada por atuações seguidas em séries canceladas e de pouca repercussão, tipo Go On, Criminal Minds: Beyond Borders e Whiskey Cavalier.
Veja lista das séries e atores vencedores do Globo de Ouro de 2023.
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br