LOST IN TRANSLATION

The Walking Dead: dublagem e legenda causam confusão com erro em tradução

Um lugar da comunidade Commonwealth foi a vítima do equívoco
DIVULGAÇÃO/AMC
Laila Robins na última temporada de The Walking Dead
Laila Robins na última temporada de The Walking Dead

O penúltimo episódio de The Walking Dead, o 23º da 11ª temporada, lançado no domingo (13), apresentou um erro na versão brasileira que confundiu o telespectador. Tanto na dublagem quanto na legenda em português do Star+, um lugar da comunidade Commonwealth foi traduzido de forma imprecisa, em fala da governadora Pamela Milton (Laila Robins) durante as cenas finais do capítulo.

[Atenção: spoilers a seguir]
Uma volumosa horda de zumbis entrou na comunidade, pelo portão principal e pulando os muros (leia texto sobre os zumbis inteligentes). Uma soldada avisou Pamela sobre o perigo iminente, alertando que realmente eram muitos zumbis. Algo precisava ser feito para proteger a cidade e a população.

A governadora tomou uma atitude cruel e elitista. Determinou que os zumbis fossem direcionados ao bairro pobre e que a área nobre, onde ela mora, ganhasse proteção reforçada. Foi aí que se deu o erro na dublagem e legenda, na tradução e adaptação do termo The Estates, como o bairro nobre em Commonwealth é chamado.

Na legenda, The Estates virou “propriedades”, tradução direta da palavra “estates“, mas totalmente equivocada dentro do contexto. Pamela deu a ordem para a soldada: “Puxe nossas forças de volta para as propriedades”. Assim, pareceu que a governadora mandou que prédios, imóveis e coisas relacionadas fossem protegidos dos zumbis, algo sem sentido e lógica. Ela até reforçou o pedido após a militar perceber que a maioria pobre estaria desprotegida. “Nós protegemos as propriedades”, gritou a comandante.

Já na dublagem, Pamela disse: “Leve as nossas forças para o condomínio fechado”. Embora não a mais precisa, essa adaptação foi a mais ideal.

Clique aqui, veja o mapa completo da comunidade e observe onde estão localizados o bairro nobre (The Estates) e a área menos privilegiada (Lower Ward). Esse mapa é a planta real usada pela série The Walking Dead.

No próximo domingo (20), no Star+, chega o episódio final de The Walking Dead.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross
error: Conteúdo protegido!