DIVULGAÇÃO/AMC
Laila Robins na última temporada de The Walking Dead
O penúltimo episódio de The Walking Dead, o 23º da 11ª temporada, lançado no domingo (13), apresentou um erro na versão brasileira que confundiu o telespectador. Tanto na dublagem quanto na legenda em português do Star+, um lugar da comunidade Commonwealth foi traduzido de forma imprecisa, em fala da governadora Pamela Milton (Laila Robins) durante as cenas finais do capítulo.
[Atenção: spoilers a seguir]
Uma volumosa horda de zumbis entrou na comunidade, pelo portão principal e pulando os muros (leia texto sobre os zumbis inteligentes). Uma soldada avisou Pamela sobre o perigo iminente, alertando que realmente eram muitos zumbis. Algo precisava ser feito para proteger a cidade e a população.
A governadora tomou uma atitude cruel e elitista. Determinou que os zumbis fossem direcionados ao bairro pobre e que a área nobre, onde ela mora, ganhasse proteção reforçada. Foi aí que se deu o erro na dublagem e legenda, na tradução e adaptação do termo The Estates, como o bairro nobre em Commonwealth é chamado.
Na legenda, The Estates virou “propriedades”, tradução direta da palavra “estates“, mas totalmente equivocada dentro do contexto. Pamela deu a ordem para a soldada: “Puxe nossas forças de volta para as propriedades”. Assim, pareceu que a governadora mandou que prédios, imóveis e coisas relacionadas fossem protegidos dos zumbis, algo sem sentido e lógica. Ela até reforçou o pedido após a militar perceber que a maioria pobre estaria desprotegida. “Nós protegemos as propriedades”, gritou a comandante.
Já na dublagem, Pamela disse: “Leve as nossas forças para o condomínio fechado”. Embora não a mais precisa, essa adaptação foi a mais ideal.
Clique aqui, veja o mapa completo da comunidade e observe onde estão localizados o bairro nobre (The Estates) e a área menos privilegiada (Lower Ward). Esse mapa é a planta real usada pela série The Walking Dead.
No próximo domingo (20), no Star+, chega o episódio final de The Walking Dead.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br