A aguardada terceira temporada de Ted Lasso estreou (atrasada) nesta semana, no Apple TV+. O motivo da demora foi o caos instaurado nos bastidores. Roteiros jogados no lixo, gravações refeitas, mudanças de set em cima da hora… Foram 17 meses de espera por novos episódios da série duas vezes vencedora do Emmy de melhor comédia.
O site Puck, citando fontes próximas da atração, elencou os vários problemas acerca de Ted Lasso. O que chama a atenção, para começo de conversa, é uma comédia curta, de 12 episódios, demorar tanto para ter uma temporada concluída.
Os roteiros começaram a ser escritos há mais de um ano. O elenco bateu cartão em Londres em janeiro de 2022. Mas as gravações começaram dois meses depois, apenas.
Pela primeira vez, o ator Jason Sudeikis, intérprete do protagonista Ted Lasso, esteve no comando da série, ao lado dos cocriadores Brendan Hunt e Joe Kelly. E seria o preciosismo de Sudeikis a fonte do entrave. Ele foi quem ordenou inúmeras mudanças no roteiro, afetando diretamente a jornada dos personagens, e inventou gravações fora do cronograma, como fazer cenas em Amsterdam, na Holanda.
Conta cara. Quem paga?
Ações desse tipo tem um preço (e que preço!). A terceira temporada de Ted Lasso fechou 30% acima do orçamento previamente acertado. E se discute quem vai pagar a conta.
A comédia é produzida pela Warner Bros. e licenciada pelo streaming da Apple. Os advogados de ambas as empresas destrincham os contratos para determinar o pagador desse aumento de custo provocado por Sudeikis.
Outro detalhe que encareceu a produção foi a estadia extra dos atores em Londres, QG da comédia. Só o fato de as gravações não terminarem dentro do período combinado forçou o elenco a estender a permanência na capital inglesa, no aguardo de qualquer chamada. Isso teve um preço e pesou no bolso.
Nessa confusão toda, os atores saíram bastante prejudicados. Como visto nos últimos dois anos, a base do elenco de Ted Lasso se destacou junto com a comédia, incluindo êxito em diversas premiações, tipo o Emmy. Tem muitas séries e filmes interessados neles. Mas estiveram presos nesse loop de Ted Lasso, não podendo aceitar novos projetos até a terceira temporada ser finalizada.
Fora isso, há a dúvida sobre se vai ter uma quarta temporada. Sudeikis externou que quer encerrar a comédia agora, na terceira leva. Warner e Apple desejam mais. Tal incerteza algema o elenco, pois trabalhos de longo prazo não podem ser aceitos de acordo com cláusulas contratuais (o sindicato dos atores está dedicado a mudar isso).
Warner e Apple engoliram esse sapo, satisfazendo as vontades de Sudeikis, porque Ted Lasso é uma das séries mais quentes da atualidade, trazendo retorno financeiro e de imagem a quem produz e disponibiliza.
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br