Aprender inglês assistindo séries é um dos meios mais intuitivos que existe. Isso porque o próprio telespectador pode escolher a melhor forma de compreender o idioma, seja acompanhando um episódio com áudio original e legendas em inglês, dublado com legendas em inglês, áudio original com legendas em português, só áudio e sem legendas…
Confira quatro dicas para quem quer ter uma experiência bem proveitosa nesse tipo de estudo (é preciso ter um conhecimento básico do idioma):
- Legendas: comece assistindo com legendas em inglês para associar a pronúncia com a escrita.
- Anotações: anote novas palavras e expressões e tente usá-las em frases próprias.
- Repetição: revise episódios e cenas para reforçar o aprendizado de novas palavras e frases.
- Imitação: pratique imitar os diálogos para melhorar a pronúncia e a fluência.
O Diário de Séries destaca cinco séries ideais para aprender inglês; saiba onde assisti-las.
Friends
Onde assistir: streaming Max
Item clássico dos cursinhos de inglês Brasil afora, Friends justifica tamanha preferência. É uma série com diálogos simples, usando muito vocabulário do cotidiano. São essas situações rotineiras que ajudam os espectadores a entender o contexto de várias expressões e gírias comuns.
A série usa um inglês informal, parecido com o que é falado no dia a dia, ajudando os aprendizes a se familiarizar com a linguagem. Cada personagem tem um estilo de falar único, oferecendo exposição a diferentes formas de expressão e sotaques leves do inglês americano.
E, de tabela, é possível entender nuances culturais do american way of life.
How I Met Your Mother
Onde assistir: Star+
Eis uma série semelhante a Friends, com diálogos acessíveis e situações cotidianas. Um ponto de diferença é que How I Met Your Mother se passa na década seguinte pós-Friends, de 2005 a 2014, usando assim referências pops e culturais desse período, servindo de nostalgia a quem viveu tal época durante a adolescência ou juventude.
How I Met Your Mother retrata conversas diárias entre amigos, cobrindo uma ampla gama de tópicos comuns e práticos, como trabalho, relacionamentos e vida urbana. Personagens com características distintas ajudam na memorização de vocabulário e frases, facilitando a prática e retenção do idioma.
Modern Family
Onde assistir: Star+
Em Modern Family, como indica o nome, é destacado o ambiente familiar. Logo, o público brasileiro tem a oportunidade de aprender coisas ditas específicas nesse ambiente multigeracional, proporcionando assim uma experiência enriquecedora.
Tem, por exemplo, a situação de Gloria (Sofia Vergara), que é colombiana e tem um sotaque marcante, ajudando os espectadores a se acostumarem com o inglês falado por pessoas cujo idioma de origem não é o inglês.
Modern Family se sobressai por retratar situações familiares bem típicas, como problemas escolares, celebrações, conflitos e reconciliações. E também mostra uma visão abrangente da vida e dos valores americanos contemporâneos, permitindo aos espectadores aprenderem não só a língua, mas também aspectos culturais modernos.
The Big Bang Theory
Onde assistir: Max
A comédia nerd The Big Bang Theory é uma ótima opção para quem curte temas como ciência, tecnologia e mundo geek. Embora alguns termos científicos sejam complexos, o contraste entre o inglês formal e o informal dos personagens proporciona um bom equilíbrio.
Por exemplo: Sheldon Cooper (Jim Parsons) usa um inglês muito formal e técnico, enquanto Penny (Kaley Cuoco) é adepta de um modo de falar mais coloquial e descontraído. Esses diferentes estilos linguísticos ajudam a expandir o vocabulário.
The Crown
Onde assistir: Netflix
Aqui, o objetivo é se familiarizar com o inglês britânico. Como The Crown é uma narrativa que dura seis décadas, de 1947 a meados dos anos 2000, é possível notar como o jeito de falar muda, seja entre os integrantes da realeza (modo formal) ou entre os plebeus (coloquial). No núcleo da monarquia, os personagens falam de maneira clara, o que é ótimo para a compreensão auditiva e a prática da pronúncia.
O interessante é anotar as diferenças entre os dois tipos de inglês mais populares: o britânico e o americano. Isso fica mais fácil de compreender com objetos. Um exemplo: nos Estados Unidos, o aparelho celular chama-se cell phone; já na Inglaterra é mobile phone.
E o telespectador recebe de bônus aulas de história, não só do Reino Unido, mas também do restante do mundo.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br