ROSTO POSTIÇO

Para viver Griselda, Sofia Vergara encarou 3 horas de maquiagem todo dia

Ex-Modern Family, atriz colombiana surge irreconhecível na série da Netflix
REPRODUÇÃO/NETFLIX
Sofia Vergara nos bastidores de Griselda
Sofia Vergara nos bastidores de Griselda

Em Griselda, nova minissérie da Netflix que estreia nesta quinta-feira (25), Sofia Vergara queria desaparecer na pele da personagem central, processo não necessariamente para ficar idêntica à traficante Griselda Blanco, a quem ela interpreta, mas para apagar Gloria Pritchett ao menos por um breve período. Para tanto, foram três horas de maquiagem todo dia antes de cada gravação. Considere que o expediente diário no set durava até 16 horas, somando mais uns 60 minutos de pós, para retirar a maquiagem. Ciclo repetido durante seis meses.

Não há semelhança física entre Sofia Vergara e Griselda Blanco. Logo, a equipe de produção da série, liderada pelo showrunner Eric Newman e pelo diretor Andrés Baiz, ambos de Narcos, projetou um visual distinto para Sofia, longe de qualquer imitação de Griselda. Encobrir o visual natural dela, replicado em Gloria na comédia Modern Family, era o objetivo.

“Eu tive uma equipe incrível de design de cabelo e maquiagem que fez um grande trabalho, dando vida a essa personagem”, contou Sofia, em entrevista à própria Netflix. “Acertar o visual foi muito importante para mim porque eu precisava ‘sumir’. Eu não queria que ninguém pensasse em mim ou no meu último papel como Gloria Pritchett. Eu queria entrar na cabeça de Griselda e realmente entender sua mentalidade, de onde ela vinha.”

Daí entrou a trabalheira do time de maquiadores, junto com os cabeleireiros. Durante toda a série, composta de seis episódios, Sofia usou cinco perucas diferentes. O seu rosto inteiro é fake, de sobrancelhas a dentes, passando pelo nariz (tudo postiço). Foi criado um look inspirado em Griselda e na moda da época de seu auge no mundo do tráfico de drogas, durante os anos 1970 e 1980.

Leia no Diário de Séries: Conheça a história real de Griselda Blanco

Sofia Vergara em Griselda (à esq.); foto real de Griselda Blanco
Sofia Vergara em Griselda (à esq.); foto real de Griselda Blanco

Cada detalhe daquela era foi levado em consideração. Assim como os trejeitos que a personagem adquiriu no avançar da história, como modo de andar e mexer as mãos. Os dentes inferiores usados por Sofia ganharam um tom amarelado por causa do hábito de fumar de Griselda.

O corpo da atriz colombiana precisou ser alterado também. Foram implementados truques para modificar os seios, por exemplo, usando sutiãs sem suporte, para eles ficarem mais caídos. Ela precisou usar cintas modeladoras para a bunda ficar murcha, menos avantajada. 

Sofia teve de encontrar um novo jeito de andar. Mas disso surgiu um problemão. Certo dia, ela acordou sem conseguir se mover, por conta de uma lesão na coluna. Para o show continuar, levou injeção de cortisona, algo que se repetiu em algumas outras diárias. O médico que lhe atendeu deu uma bronca, pois aos 50 anos ela deveria ter mais cuidado com coisas do tipo e sempre contar com um massagista ou quiroprata por perto.

Baseada em fatos, Griselda é inspirada na vida da narcotraficante colombiana Griselda Blanco, que, por sua brutalidade, acabou criando um dos cartéis mais lucrativos da história. Durante as décadas de 1970 e 1980, em Miami (EUA), a mistura letal entre a criminalidade e o seu charme a ajudaram a transitar por seus negócios e por sua vida familiar, a levando a se tornar amplamente conhecida como A Madrinha da Cocaína.


Siga o Diário de Séries no WhatsApp

Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross
error: Conteúdo protegido!