PROTOCOLO

Séries da Disney deixam de exigir carteirinha de vacinação contra Covid-19

Empresa foi uma das mais rigorosas em Hollywood no combate ao surto viral
DIVULGAÇÃO/ABC
Ellen Pompeo durante fase da Covid-19 em Grey's Anatomy
Ellen Pompeo durante fase da Covid-19 em Grey's Anatomy

Todas as séries produzidas pelo grupo Disney nos Estados Unidos, como Grey’s Anatomy, não vão mais exigir vacinação em dia contra a Covid-19 dos atores e de profissionais que trabalham diretamente com o elenco. A atriz Fran Drescher (ex-The Nanny), presidente do sindicato dos atores, informou a mudança aplicada no protocolo da empresa e comemorou a suspensão da obrigatoriedade vacinal.

No final do mês passado, o próprio sindicato dos atores (SAG) renovou o protocolo sanitário de controle da Covid-19, acordo firmado com a associação que representa os estúdios e produtoras de Hollywood (AMPTP) e que vigora até 31 de janeiro do ano que vem. Contudo, cada produção pode avaliar separadamente se mantém a exigência da vacina ou não.

Segundo o site Deadline, séries da Netflix não adotam mais essa obrigatoriedade. Um dos principais itens do protocolo, implementado em setembro de 2020, é a vacina em dia contra a Covid-19 para todos os atores e pessoas que interagem com eles (maquiadores, figurinistas, operadores de câmera, etc.). Desde então, a cartilha foi renovada várias vezes e esse item nunca se alterou ou foi retirado dos acordos.

Embora nos EUA o inverno esteja se aproximando, e autoridades locais temem novos surtos virais de Covid-19, os números de casos continuam baixos, permitindo a suspensão, chegando assim perto de como a indústria funcionava pré-pandemia (uso de máscaras e produtos de higienização, como álcool em gel, não devem sair de moda tão cedo). 

Por motivos justos ou maquiados, muitos atores perderam empregos em Hollywood nos últimos dois anos devido ao fato de não terem se vacinado. A Disney, que sempre foi um dos conglomerados mais rigorosos na exigência da vacinação, se deparou com vários casos do tipo. Dois atores de destaque nas respectivas séries foram demitidos pela falta de imunização: Rockmond Dunbar (de 911) e Emilio Estevez (de Virando o Jogo dos Campeões).

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross
error: Conteúdo protegido!