DEUS SALVE A RAINHA

Série sobre Sex Pistols explica origem da música God Save the Queen

Produção que vale a pena ser conferida está disponível no Star+
REPRODUÇÃO/FX
Anson Boon na série Pistol e a arte de God Save the Queen
Anson Boon na série Pistol e a arte de God Save the Queen

A música God Save the Queen, da banda Sex Pistols, voltou ao cenário musical após a morte da rainha Elizabeth 2ª (1926-2022), ocorrida na última quinta-feira (8). Lançada em 1977, a canção que subverte o hino britânico homônimo tem toda a origem explicada em detalhes na minissérie Pistol (Star+), sobre o lendário grupo de punk rock. Protesto desencadeado bem no Jubileu de Prata da monarca, a música era para ter outro nome.

Composta por todos os integrantes do quarteto, God Save the Queen foi criada para abalar as estruturas do Reino Unido por inteiro, da realeza ao sistema conservador da sociedade. Houve uma discussão interna antes de o single ser lançado por causa do nome. 

Johnny Rotten, interpretado por Anson Boon, queria que o título fosse No Future (Sem Futuro), por de fato sintetizar melhor a mensagem da letra, uma crítica contundente contra a monarquia e o establishment inglês. “Deus salve a rainha / seu regime fascista / fez de você um idiota  (…) Ela não é humana / e não há futuro / nos sonhos da Inglaterra”, diz um trecho da composição.

O quinto episódio de Pistol mostra os bastidores de como God Save the Queen ganhou vida e foi batizada pelo nome que a eternizou. “O jubileu celebra 25 anos da grande rainha Elizabeth como nossa superiora”, disse Malcolm McLaren (Thomas Brodie-Sangster), empresário do Sex Pistols. “Se zombarmos o jubileu, nos tornaremos a história no lugar dela. Nosso God Save the Queen será o hino nacional de um novo país, fundado sobre a fúria.”

O episódio mostra também a confecção da capa do single, tida como um dos melhores trabalhos artísticos de todos os tempos da cultura pop. Uma imagem padrão da rainha Elizabeth foi manipulada, com os olhos e boca cobertos com o nome da canção e da banda.

A God Save the Queen do Sex Pistols sofreu censura e boicotes. Mesmo assim, chegou ao topo das paradas de sucesso, a música mais ouvida no Reino Unido no verão de 1977.

A minissérie Pistol, composta de seis episódios, está disponível no Star+.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross