
Desde o primeiro episódio de A Casa do Dragão, o público percebeu que o rei Viserys I Targaryen (Paddy Considine) está debilitado. Com o andamento da história, a condição dele só piora e, no capítulo desta semana, ficou nítido que o monarca está com feridas espalhadas pelo corpo. O ator intérprete do senhor dos Sete Reinos explicou qual a doença que acomete o personagem dele.
“Ele [Viserys] está sendo afetado por uma forma de lepra”, falou Paddy Considine em entrevista ao Podcast West of Westeros, da Entertainment Weekly. “O corpo dele está se deteriorando, seus ossos estão se deteriorando.”
“Ele não é velho, há ainda é um jovem lá”, continuou. “Ele só, infelizmente, tem essa coisa que tomou conta de seu corpo. Torna-se uma metáfora para o cargo de rei, o estresse e a tensão que isso coloca em você. E o que isso faz com você fisicamente, o que faz com você mentalmente.”
No quarto episódio de A Casa do Dragão, o espectador viu bem o avanço da doença. Em certo momento, Viserys estava em uma banheira e uma empregada limpava as feridas dele até a rainha Alicent (Emily Carey) assumir a tarefa.

Em outra cena, durante e pós-sexo com Alicent, apareceu as costas nuas de Viserys e deu para notar as feridas espalhadas pelo corpo do rei. A tendência é a doença piorar com o tempo, afinal o estresse do detentor do Trono de Ferro só irá aumentar.
Atualmente, a lepra é oficialmente chamada de hanseníase. A doença crônica cria lesões na pele e incapacita a força muscular gradativamente. Existe tratamento e, no Brasil, ele é gratuito, fornecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A pessoa pode ficar curada.

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br