AMIGAS E RIVAIS

Duelo entre A Casa do Dragão e Os Anéis de Poder é bom para ambas as séries

Confronto não será por audiência
DIVULGAÇÃO/PRIME VIDEO
A atriz Morfydd Clark na série Os Anéis de Poder
A atriz Morfydd Clark na série Os Anéis de Poder

Nas próximas sete semanas, duas das maiores séries de 2022 vão se entrelaçar: A Casa do Dragão (HBO) e Os Anéis de Poder (Prime Video). Ao invés de canibalizarem o público uma da outra, como falsamente tentam argumentar por aí, elas vão se ajudar. Quem é fã da trama de Westeros pode se sentir atraído a dar uma espiadinha na Terra Média e vice-versa. A pessoa admiradora do gênero fantasia só tem a ganhar.

Chegou a ser risível ver, em março, críticos rotularem a HBO como medrosa por programar a estreia de A Casa do Dragão (21 de agosto) tão perto de Os Anéis de Poder (2 de setembro, data marcada há mais de um ano). Provou-se ali um profundo desconhecimento de estratégia de marketing, grade de programação e conteúdo das tramas.

Desde sempre, o Prime Video trata a série da franquia O Senhor dos Anéis com total cuidado. Marcar a estreia tão antecipadamente tinha um alvo claro: pegar o feriadão do Dia do Trabalhador nos Estados Unidos, comemorado em 5 de setembro. São quatro dias de descanso para os assinantes devorarem os dois primeiros episódios a serem lançados.

No caso da HBO, a estratégia foi fugir da fall season, principal temporada da TV americana que começa no mês que vem. Dar o start do filhote de Game of Thrones antes seria (e provou ser) muito vantajoso, aproveitando a baixa temporada para aumentar o engajamento. Isso, aliado a uma campanha de marketing histórica, rendeu números de audiência nunca antes vistos pelo canal.

Embora as séries sejam bem diferentes no quesito temática, existe ali um pedaço do público que pode transitar tranquilamente entre elas. A Casa do Dragão aposta na alta dose de violência, cenas fortes e abordagem de assuntos para adultos. Enquanto Os Anéis de Poder investe em uma história mais universal, para todas as idades.

Matt Smith e Milly Alcock em A Casa do Dragão
Matt Smith e Milly Alcock em A Casa do Dragão

Também muito impulsionada pelo marketing, Os Anéis de Poder tem tudo para pegar carona no sucesso de A Casa do Dragão. E, com toda a harmonia, conviverem em paz nos próximos quase dois meses. O hype de uma contribui para a outra crescer. Ajuda o fato de os episódios inéditos não serem soltos no mesmo dia: sexta (Anéis de Poder) e domingo (Casa do Dragão).

E medo por medo, o Prime Video deu uma recuada, em gesto tratado como cordialidade, ao antecipar o final da primeira temporada da sua série fantasiosa, entrando na plataforma uma semana antes do fim da leva de estreia do filhote de GoT.

Agora, inegavelmente as duas atrações vão competir diretamente no Emmy de 2023. Fora qualquer surpresa, uma das duas será a série com mais indicações, acumulando menções em todo tipo de categoria técnica que existe (de figurino a edição de som). A disputa pelo maior número de estatuetas no Oscar da TV do ano que vem é o que realmente está em jogo.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross