LÍDER COMUNITÁRIA

Roberta Rodrigues é vereadora tipo Marielle Franco na série Cidade de Deus

Atriz revive Berenice, mesma personagem do consagrado filme homônimo
DIVULGAÇÃO/HBO MAX
Roberta Rodrigues como Berenice na série Cidade de Deus
Roberta Rodrigues como Berenice na série Cidade de Deus

Produção da HBO Max, a série Cidade de Deus vai ter personagem com jornada inspirada em Marielle Franco (1979-2018). A atriz Roberta Rodrigues (Tô de Graça) vive uma vereadora bem conhecida pelo seu trabalho na periferia. Contudo, segundo informações da coluna Play, do jornal O Globo, o desfecho na ficção será diferente do trágico fim da vida real.

Roberta Rodrigues resgata Berenice, personagem do filme Cidade de Deus (2002); a série é continuação da trama do longa. Dona de um salão de beleza, a cabeleireira passa a ter destaque por ser uma pessoa combativa dentro da comunidade, se envolvendo assim com o mundo da política. 

O projeto tem como base a ideia de mostrar os personagens anos depois dos acontecimentos do filme. “Cidade de Deus é uma obra amada pelo público e trata de temas que, mesmo depois de 20 anos, ainda são extremamente relevantes, tanto para os brasileiros quanto para a audiência de qualquer lugar do mundo”, disse Silvia Fu, diretora sênior de conteúdo roteirizado da Warner Bros. Discovery no Brasil, em nota comentando esse lançamento aguardado; o streaming HBO Max é do grupo Warner.

O desenvolvimento da série está sob os cuidados de Fernando Meirelles (diretor do filme premiado). “O drama irá revelar o que brotou daquela semente plantada nos anos em que o filme se passa. Depois que aqueles garotos dobram a esquina na cena final do filme, para onde foram e no que se transformaram?”, falou Meirelles.

Na história da série, ambientada nos anos 2000, os moradores da comunidade Cidade de Deus estão acuados em meio a uma disputa entre dois traficantes de gerações diferentes e a milícia, que vem ocupando os bairros vizinhos. 

É uma guerra insuflada por políticos e empresários interessados em dominar a área. As energias estão dispersas, entretanto a morte de um morador querido por todos faz com que a comunidade fique unida ao redor da candidatura de uma líder comunitária e enfrente o opressor. Essa líder é a personagem de Roberta.

Roberta Rodrigues no filme Cidade de Deus (2002)
Roberta Rodrigues no filme Cidade de Deus (2002)

Com boa parte das cenas gravadas na comunidade paulistana 12 do Cinga, a atração televisiva enfrentou problemas nos bastidores, como acusações de agressões de policiais e insegurança, por suposta ameaça de bandidos.

Filme que arrecadou mais de US$ 30 milhões em bilheteria, Cidade de Deus entrou em cartaz em 2002, no Brasil. Concorreu ao Oscar de 2004 em quatro categorias: melhor direção (Fernando Meirelles), roteiro adaptado (Bráulio Mantovani), edição (Daniel Rezende) e fotografia (César Charlone).

Cidade de Deus, o filme, pode ser visto em quatro streamings: Prime Video, Globoplay, Netflix e Paramount+.

Em tempo: vereadora do Rio de Janeiro pelo partido PSOL, Marielle Franco foi assassinada a tiros em 14 de março de 2018. Seu motorista, Anderson Gomes, também morreu no ataque. Dois acusados da matá-la estão presos, porém até hoje não se sabe quem foram os mandantes do crime.


Siga o Diário de Séries no WhatsApp

Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross