A viúva de Michael Crichton (1942-2008), criador da clássica série Plantão Médico, entrou com um processo contra a Warner Bros. Television e outros por várias questões, incluindo quebra de contrato. Tudo porque, segundo a acusação de Sherri Crichton, a Warner teria supostamente “roubado” a ideia de um revival de Plantão Médico para criar uma nova série ambientada em um hospital. Foram feitas mudanças pontuais na bíblia dessa atração para não registrar Crichton como criador.
Esse é o ponto da discórdia, como indica o processo obtido pelo site Deadline; o caso foi protocolado nesta terça-feira (27), na Califórnia. O documento registra que as negociações sobre a continuação de Plantão Médico, que teria Noah Wyle voltando a interpretar o doutor John Carter, duraram um ano. As conversas cessaram quando a Warner se recusou a garantir o crédito para Crichton.
Logo depois, conforme o processo, foi anunciado o drama médico The Pitt, a ser lançado pela Max, streaming da Warner. O papel principal da série ficou com Wyle, listado também como produtor-executivo, dividindo funções com R. Scott Gemmill (showrunner) e John Wells (produtor-executivo). O trio trabalhou junto em Plantão Médico.
“The Pitt é Plantão Médico. Não é como Plantão Médico, não é parecido com Plantão Médico, não mais ou menos como Plantão Médico. É Plantão Médico por completo, com o mesmo produtor-executivo, roteirista, ator, produtora, estúdio e TV que fariam o planejado revival de Plantão Médico”, diz o processo.
É um fato público que Wyle e companhia se reuniram para fazer um revival de Plantão Médico. Ele falou sobre isso abertamente durante entrevista para um podcast, em que destacou que não foi possível entrar em acordo com familiares de Crichton e pessoas que cuidam dos direitos autorais do cineasta.
A Max já anunciou The Pitt para o próximo ano. O drama médico está previsto para ter 15 episódios na primeira temporada. Os trabalhos de produção começaram no mês passado.
O site Deadline informou que recebeu uma cópia do roteiro piloto de The Pitt. Para a publicação, as semelhanças com Plantão Médico são evidentes. Ambas as séries compartilham a fórmula caótica de médicos sobrecarregados em um hospital urbano subfinanciado, cujas vidas pessoais dos doutores são exploradas entre as crises dos pacientes.
Oficialmente, The Pitt é descrita como “um retrato realista dos desafios enfrentados pelos profissionais da saúde nos dias atuais”. Na linha de frente estão heróis que trabalham em um hospital na cidade de Pittsburgh, Estado da Pensilvânia (EUA).
A Warner Bros. Television respondeu as acusações via comunicado:
“O processo movido pela família e estate de Crichton é infundado, pois The Pitt é uma série nova e original. Qualquer sugestão contrária a isso é falsa. A Warner Bros. Television pretende se defender vigorosamente contra essas alegações sem mérito.”
Max e a John Wells Productions ainda não se pronunciaram sobre essa acusação. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br