A próxima temporada de lançamentos de novas séries na TV americana, a partir de setembro, chega com nada menos do que cinco dramas médicos. É uma classe iniciante que se junta às veteranas Chicago Med (dez temporadas) e Grey’s Anatomy (no ar desde 2005). E, claro, tem de tudo nesse balaio, desde sitcom até adaptação de produção italiana, passando por narrativa em um navio de cruzeiro.
O Diário de Séries apresenta cada um desses novos dramas médicos. Veja qual chama mais a sua atenção:
Doctor Odyssey
estreia nos EUA em 26 de setembro (ABC)
A rede americana ABC escolheu Doctor Odyssey para fazer uma dobradinha com Grey’s Anatomy (ambas vão ao ar nas noites de quinta-feira). E também serve para ocupar a vaga deixada por The Good Doctor no plantel da emissora da Disney.
Quem assina esse drama médico é Ryan Murphy, um dos showrunners mais renomados da TV americana. No estilo procedural (caso do episódio), a narrativa tem Joshua Jackson (Dawson’s Creek, Fringe) na pele de Max, um doutor charmoso que trabalha em um navio de luxo, desses que fazem cruzeiro. Ele se diverte muito a bordo quando não está ocupado, salvando o dia dos passageiros.
Brilliant Minds
estreia nos EUA em 23 de setembro (NBC)
Baseada em histórias reais, Brilliant Minds tem a missão de não ser só mais um drama médico na TV. Os casos são retirados do trabalho do famoso neurologista britânico Oliver Sacks (1933-2015), que revolucionou como a medicina é enxergada, seja por pacientes, profissionais da saúde ou público.
Zachary Quinto (Heroes, American Horror Story) interpreta Sacks, que na narrativa ganhou outro nome: Oliver Wolf. O neurologista e sua equipe de estagiários/residentes exploram a última grande fronteira, a mente humana. Isso ao mesmo tempo em que lutam com seus próprios relacionamentos e saúde mental.
Doc
estreia ainda neste ano (Fox)
A atriz Molly Parker, indicada ao Emmy por House of Cards, ganhou o papel de protagonista em Doc. A trama é adaptação da série italiana Doc – Uma Nova Vida (Prime Video). Molly lidera a narrativa na pele da brilhante e obstinada doutora Amy Larsen, chefe de clínica médica e familiar do hospital Westside, em Mineápolis (Estado do Minnesota, norte dos Estados Unidos).
Depois que uma lesão cerebral apagou os últimos oito anos de sua vida, Amy deve navegar por um mundo desconhecido onde não se lembra dos pacientes que tratou, dos colegas que cruzou, da alma gêmea de quem se divorciou, do homem que agora ama e da tragédia que a levou a se afastar de todos.
Ela pode contar apenas com sua filha distante de 17 anos, de quem ela se lembra como uma criança de 9 anos, e um punhado de amigos dedicados. Amy luta para continuar atuando na medicina, apesar de ter perdido quase uma década de conhecimento e experiência.
St. Denis Medical
estreia nos EUA em 12 de novembro (NBC)
Aqui, a ideia é contar os perrengues de um hospital pela perspectiva da comédia. O público tem uma ideia do que está por vir ao saber que no time de criadores está Justin Spitzer, o mesmo de Superstore. Na contramão de muitos dramas ambientados em hospitais espalhados pela TV, St. Denis Medical promete oferecer um olhar crítico ao sistema de saúde (dos Estados Unidos, particularmente).
No estilo documentário fake, a sitcom mostra o empenho de médicos e enfermeiras em um hospital com escassez de mantimentos e poucos funcionários. Eles fazem de tudo para dar o melhor tratamento aos pacientes enquanto não perdem a sanidade. O fato de St. Denis Medical ser comédia é uma boa sacada, porque irá aliviar a abordagem pesada, adotando a linha da crítica com bom humor.
The Pitt
previsão de estreia para o começo de 2025 (Max)
Aqui cabe uma sessão nostalgia. O protagonista de The Pitt é Noah Wyle, famoso pela clássica série Plantão Médico (1994-2009). Ele volta a viver um personagem no âmbito hospitalar nessa trama que é um retrato realista dos desafios enfrentados pelos profissionais da saúde nos dias atuais.
The Pitt tem nos bastidores produtores que fizeram Plantão Médico, como R. Scott Gemmill (showrunner) e John Wells. Em comunicado, eles disseram:
“A montanha de desafios enfrentados pelos médicos, enfermeiros, pacientes e suas famílias que trabalham nas trincheiras da medicina moderna se tornaram mais desafiadoras desde a última vez que contamos essas histórias. Estamos felizes por poder regressar a esse mundo, ansiosos para ultrapassar os limites do realismo dramático e da precisão médica ao acompanhar a vida destes profissionais heroicos.”
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz. email: contato@diariodeseries.com.br