A produtora e distribuidora londrina Fremantle, detentora dos direitos da série SOS Malibu (Baywatch), está desenvolvendo um remake da atração famosa, rotulada como uma das mais vistas de toda a história da TV mundial. Na era dos resgates de produções hits do passado, em forma de reboot ou revival, ficam duas perguntas: vale a pena? Será que vai dar certo?
De acordo com o site Deadline, a Fremantle já está travando conversas com inúmeros streamings e canais/redes à procura de interessados. O projeto ainda está engatinhando, não há ninguém da parte criativa (roteirista ou produtor) contratado ainda.
Remake é fazer uma série nova, ambientada nos dias de hoje, com um novo elenco interpretando os mesmos personagens de outrora. É diferente de um revival, quando atores revivem os personagens icônicos de determinada série. Ou seja, nada de David Hasselhoff e Pamela Anderson nesse reboot, os maiores nomes de SOS Malibu.
Embora tenha sido cancelada após uma única temporada pela rede NBC, em 1990, SOS Malibu continuou de forma independente até 2001, completando 11 temporadas. É até hoje tida como uma das séries de melhor performance internacional da história, hit nos quatro cantos do planeta (isso no período pré-internet). No Brasil, fez sucesso na tela da Globo.
Leia no Diário de Séries: SOS Malibu: quando Pamela Anderson desfilava de maiô nas manhãs da Globo
Em 2017, a Fremantle fez um filme baseado na série que, apesar das críticas, mais do que dobrou o valor do custo de produção com o dinheiro arrecadado em bilheterias. O longa foi estrelado por Dwayne Johnson, Zac Efron, Priyanka Chopra e Alexandra Daddario.
Será que o público contemporâneo está preparado e confortável para ver uma SOS Malibu repaginada? Sem querer enganar ninguém, o grande apelo da atração nostálgica era a exploração dos corpos dos atores, com o uso e abuso da câmera lenta para realçar as curvas de cada um deles. Era o motivo principal para acompanhar as aventuras da patrulha de salva-vidas vigiando uma praia de Los Angeles.
A sociedade atual está mais atenta a esse tipo de retrato, principalmente do corpo feminino. Com certeza, esse é um ponto de discussão da Fremantle com os possíveis interessados em apostar no remake do SOS Malibu. Pode se arriscar e fazer do mesmo jeito, sem fugir do zoom do decote das atrizes, ou adotar uma linha de produção totalmente diferente.
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br